A Honda tem uma nova scooter de entrada, que chega para substituir a Lead, que saiu do catálogo da marca em 2017. Trata-se da Elite 125, com preço sugerido de R$ 8.250 e equipada com motor monocilíndrico de 124,9 cm³, alimentado com gasolina e dotado de arrefecimento a ar e injeção eletrônica de combustível. A potência máxima é de 9,34 cv e o torque atinge 1,05 kgfm a 6.000 rpm. Como na Lead, a transmissão é automática do tipo CVT.
O chassi é de aço do tipo "underbone" e traz suspensão dianteira com garfo telescópico e curso de 90 mm, com roda de 12 polegadas. Atrás, a roda é de dez polegadas e conta com suspensão monoamortecida, dotada de curso de 70 mm e trazendo carga da mola regulável.
Já os freios são do tipo CBS, combinado, no qual o manete esquerdo freia as duas rodas para reduzir a distância de frenagem e aumentar a segurança. O manete direito aciona exclusivamente o freio dianteiro, que traz disco de 190 mm. O freio traseiro é a tambor.
O banco tem dois níveis e baixa altura em relação ao solo, facilitando a vida de pilotos mais baixos ou iniciantes, enquanto o tanque de combustível tem capacidade para 6,4 litros. Por falar no assento, embaixo dele existe um porta-objetos, capaz de levar um capacete aberto. Por sua vez, o painel de instrumentos conta com tela circular em LCD que agrega velocímetro, hodômetro, indicador do nível de gasolina e relógio. As luzes-espia ficam nas laterais.
A dianteira traz desenho arrojado e conjunto ótico de LEDs. São três anos de garantia, mais sete trocas de óleo gratuitas. A Elite 125 tem à disposição quatro cores diferentes: branca, preta, vermelha perolizada e azul-clara perolizada.
Publicado em 29/01/2019