Dias após a Chevrolet divulgar um "teaser" de um SUV compacto que irá integrar a nova família global de veículos da General Motors, começaram a circular na internet imagens mais detalhadas do modelo, e veio a confirmação que se trata mesmo da nova geração do Tracker. As fotos, de uma unidade branca, são do registro do utilitário esportivo pelo Ministério da Indústria da China.
Isso porque o novo Tracker será produzido e vendido naquele mercado, hoje o maior da GM no mundo, e também deverá ser lançado no Brasil, por volta de 2020, possivelmente com fabricação local - a atual geração do Tracker vendida aqui é importada do México.
As imagens não deixam dúvidas: o nome Tracker aparece em um emblema na tampa traseira, acompanhado da inscrição 325T - o código também é utilizado no sedã Cavalier, recentemente lançado na China, e se refere ao motor Ecotec 1.0 turbo de três cilindros, que por lá é gerenciado por uma transmissão automática de seis marchas e entrega potência máxima de 120 cv e torque de 16,8 kgfm no Cavalier.
Visualmente, o novo Tracker para mercados emergentes como China e Brasil é inspirado no Orlando, SUV médio da Chevrolet vendido na China, exbindo faróis, lanternas, para-choques e grade dianteira hexagonal quase idênticas, só que em tamanho menor. Falando em tamanho, o Tracker também ficou maior, crescendo 2 cm no comprimento, totalizando 4,27 m, e outros 2 cm na distância entre-eixos, de 2,57 m.
O novo Tracker para os Estados Unidos terá visual diferente e construção sobre uma plataforma mais refinada e cara. O "nosso" será produzido sobre a base GEM, desenvolvida em conjunto com a chinesa SAIC e que também será utilizada na nova geração de Onix e Prisma, além de outros modelos compactos, no Brasil e região. Onix e Prisma novos, aliás, devem ser lançados aqui já em 2019.
O novo Tracker deve ser o primeiro lançamento dessa nova família global - a GM já anunciou que terá um lançamento em março na China, ainda sem especificar o modelo. Outro candidato à estreia é o novo Prisma, que também teve imagens vazadas na China recentemente, além de unidades de testes rodando camufladas no Brasil.
Publicado em 17/01/2019