Após vários teasers e 17 anos de espera, a Toyota finalmente revelou a versão de produção do novo Supra, esportivo de tração traseira e dois lugares que fez fama nos anos 80 e 90 - especialmente entre customizadores e em provas de drift, a derrapagem controlada. A linha 2020 do Supra foi apresentada pela fabricante japonesa no Salão de Detroit (EUA), exibindo linhas fortemente inspiradas no conceito FT-1, de 2016.
Isso significa um visual bastante arrojado, com linhas arredondadas e forte inclinação do teto, que exibe duas "bolhas" sobre os assentos para fazer caber ocupantes mais altos (o cupê é bem baixo). Essa característica, somada aos faróis de LEDs, ao difusor de fibra de carbono e à grande asa presa na tampa do porta-malas, são praticamente idênticas às do conceito.
São 4,28 m de comprimento e 2,47 m de distância entre-eixos, fazendo do Supra um modelo relativamente compacto, com baixo centro de gravidade e distribuição de peso de 50% em cada eixo. Embaixo do capô, o esportivo traz o motor 3.0 turbo de seis cilindros em linha fornecido pela BMW, capaz de render 339 cv e 50,4 kgfm de torque, gerenciado por uma transmissão automática de oito marchas. Com esse conjunto, o cupê vai de zero a 96 km/h em apenas 4,1 segundos, com velocidade máxima limitada eletronicamente a 250 km/h.
É o mesmo motor do novo BMW Z4, desenvolvido em conjunto com o Supra. O modelo alemão, porém, extrai mais potência e torque: 387 cv e 51 kgfm, respectivamente.
Por dentro, o novo Supra traz bancos esportivos e painel de instrumentos digital, mais central multimídia e outras amenidades. As vendas nos Estados Unidos começam em meados deste ano, com preço incial de US$ 50 mil (cerca de R$ 186 mil na conversão direta).
Publicado em 16/01/2019