Home > Notícias > Ford e Volkswagen vão desenvolver picape média em parceria
  • Notícias
  • Ford e Volkswagen vão desenvolver picape média em parceria
  • Acordo, que não prevê fusão nem troca de ações, dará origem às novas gerações de Ford Ranger e VW Amarok
  • Por Alessandro Reis

    A Ford e a Volkswagen deram detalhes da parceria entre as duas marcas, anunciada há alguns meses para desennvolvimento conjunto de veículos. O acordo, que não prevê fusão nem troca de ações entre as empresas, prevê inicialmente o desenvolvimento conjunto de veículos comerciais e poderá se estender para modelos elétricos e autônomos. O objetivo das companhias é enxugar custos e aumentar a competividade de seus produtos.

    De acordo com Ford e Volks, o primeiro produto a nascer do projeto será uma picape média, com lançamento previsto para 2022 - na verdade, uma picape para cada marca e tudo indica que se trata da próxima geração da Ranger, utilitário da marca norte-americana, e da Amarok, da montadora alemã. O desenvolvimento será capitaneado pela Ford e, embora os modelos irão compartilhar plataforma e componetes mecânicos, cada um terá características exclusivas de desenho e equipamentos.

    Nos anos 1980 e 1990, marcas se uniram e formaram a Autolatina

    O acordo também prevê o desenvolvimento conjunto de vans e furgões com lançamento previsto para depois de 2022, informaram as companhias durante o Salão de Detroit, nos Estados Unidos.

    Não é a primeira vez que as duas fabricantes unem forças. Nos anos 1980 e 1990, as montadoras formaram a Autolatina, com atuação no Brasil e na Argentina, que resultou em modelos de passeio conjuntos de Ford e Volkswagen - enquanto a primeira produzia o Escort e o Verona, a segunda fazia o Logus e o Pointer, que compartilhavam peças de estamparia, motor, câmbio e outros componentes. Outro exemplo é o VW Santana, que tinha como "irmão"o Ford Versailles.

    Publicado em 15/01/2019


    Copyright © 2014 - Autoestrada.com.br - todos os direitos reservados