Home > Notícias > Porsche 911: a última geração?
  • Notícias
  • Porsche 911: a última geração?
  • O primeiro Porsche 911 data de 1963. O modelo tornou-se ícone da marca e, ao longo das décadas, sempre manteve sua identidade. A oitava geração não foge à regra: traz mais modernidade, mas mantém o estilo
  • Por Jorge Meditsch

    No mundo dos carros, não existe nada mais ortodoxo que o Porsche 911. O modelo ícone da marca alemã carrega, desde seu lançamento, na década de 1960, um design inconfundível e uma arquitetura que, se fosse proposta hoje, seria considerada absolutamente irracional: o motor pendurado atrás do eixo traseiro.

    O 911 e seu antecessor, o Porsche 356, nasceram como uma opção esportiva do Fusca. Mesmo assim, já na década de 1950, a Porsche produziu um modelo de competição muito mais racional, o Spyder, com o motor entre eixos. Há alguns anos, eu entrevistei alguns dos primeiros donos de Porsche brasileiros e todos eles lembraram da tendência do carro sair violentamente de traseira. Isso se acentuou à medida que os motores ficaram mais potentes e impetuosos, sempre desejando andar à frente do 911 ao entrar nas curvas.

    A engenharia alemã tem uma tradição de grande eficiência e, mexe daqui, mexe dali a Porsche conseguiu amansar o temperamento de seu carro símbolo. Hoje, sem nenhuma concessão em termos de desempenho, o 911 faz curvas com bastante segurança. Mas melhor faria se o motor ficasse no meio do carro.

    Na semana passada, o 911 entrou em sua oitava geração. Há quem diga que talvez seja a última, que os Porsches do futuro serão elétricos e que o modelo icônico não será adaptado para esse tipo de propulsão. O tempo dirá.

    Design: novo, mas nem tanto

    Certamente, os fãs e clientes do Porsche 911 não queriam nem irão querer nunca uma aparência radicalmente modificada. Então, os designers da marca deram a eles uma cara que volta aos primeiros anos do modelo, principalmente na parte dianteira. O capô volta a ter um rebaixo na parte central e os faróis estão mais empinados, como nas primeiras gerações do carro.

    De forma geral, a carroceria está mais acinturada, com a traseira com ‘quadris’ mais largos e arrematada por um novo design das lanternas, que inclui uma faixa luminosa de lado a lado. Há também uma asa com posicionamento variável.

    Por dentro, mais uma manifestação nostálgica. O painel tem inspiração no dos primeiros 911, mesmo com os instrumentos acompanhados por uma nova tela digital. Os bancos têm menor espessura, para economizar peso.

    Compradores de Porsches 911 não estão muito preocupados com a digitalização do modelo. A informatização é importante, mas não influi na decisão de compra

    Digitalização: novidades

    Recursos digitais podem ser determinantes na decisão de compra de muitos carros, mas certamente não têm tanta importância assim para um Porsche. Assim, parece que a fábrica decidiu fazer alguns anúncios não muito importantes, como a chamada navegação online baseada em inteligência coletiva – coisa já disponível para plebeus na forma do Waze e do Google Maps.

    Interessante é o modo Wet, uma função que detecta água na pista e condiciona o carro para reagir de forma cautelosa. Pela primeira vez, a Porsche oferece – como opcional – o assistente de visão noturna, que nos Audis, por exemplo, já existe há coisa de uma década.

    Três aplicativos também podem ser adquiridos: o Porsche Road Trip, que organiza passeios e viagens, o Porsche 360 , um assistente de estilo de vida, e o Porsche Impact, para clientes preocupados com o meio-ambiente, que mede a ‘pegada’ de CO2 do usuário.

    Motores: mais força

    Uma nova geração de Porsches, obviamente, teria que ter motores mais poderosos do que nunca. Sem fazer mudanças radicais, os engenheiros de Stuttgart deram uns 30 cv a mais ao motor da versão Carrera S, que atinge agora 450 cv, disponibilizando 530 Nm de torque. Muita diversão ao pisar no acelerador... O câmbio de dupla embreagem passa a ter oito marchas, para aproveitar ainda melhor todo esse poderio.

    Quer um relógio: corra!

    Comemorando a chegada da nova geração, a Porsche Design vai lançar uma edição especial de um relógio de pulso limitada a 911 peças: o "911 Chronograph Timeless Machine Limited Edition". Evidentemente, o design é inspirado no modelo, principalmente o mostrador e os ponteiros, derivados do painel do carro. O couro da pulseira é o mesmo usado no estofamento do 911. Interessados fiquem atentos: o relógio começa a ser vendido em abril e não deve durar nas prateleiras. Mesmo com preço salgado – ainda não revelado.

    Publicado em 04/12/2018

    -


    Copyright © 2014 - Autoestrada.com.br - todos os direitos reservados