Home > Notícias > Caoa Chery lança sedã médio Arrizo 5 de olho no VW Virtus
  • Notícias
  • Caoa Chery lança sedã médio Arrizo 5 de olho no VW Virtus
  • Modelo chega com motor 1.5 turbo flex, bom espaço interno e design atual. Vai custar na faixa entre R$ 69 mil e R$ 79 mil
  • Por Alessandro Reis

    A Caoa Chery, empresa criada há cerca de um ano, resultante da parceria entre a empresa brasileira e a montadora chinesa, lança em novembro, no Salão do Automóvel de São Paulo, o sedã médio Arrizo 5. Trata-se do segundo produto da "joint-venture", depois da chegada do SUV compacto Tiggo 2, em abril. Produzido na fábrica da Caoa Chery Jacareí (SP), que já monta o subcompacto QQ, o Arrizo 5 chega com motor 1.5 turbo flex de 150 cv, câmbio CVT com sete marchas virtuais e porte intermediário entre Toyota Corolla, líder da categoria, e Volkswagen Virtus.

    Os preços das duas versões, ambas com o mesmo trem de força, serão anunciados somente no Salão, que abre as portas ao público no próximo 8 de novembro na capital paulista. Porém, a montadora adianta que os valores ficarão na faixa entre R$ 69 mil e R$ 79 mil.

    São preços na faixa do Virtus, que custa de R$ 61.390 a R$ 79.990 e cujas versões mais caras trazem motor 1.0 turbo TSI bicombustível de 128 cv e 20,4 kgfm de torque a 2.000 rpm, mais transmissão automática de seis marchas - o 1.5 turbo do sedã da Caoa Chery rende 19,4 kgfm a 5.500 rotações.

    Em prévia para a imprensa especializada, a fabricante sino-brasileira apresentou uma unidade do Arrizo 5 estática e tivemos a oportunidade de ver o sedã por dentro e por fora - futuramente, teremos a oportunidade de dirigir o veículo. O design da carroceria é harmonioso, exibindo dianteira com faróis dotados de assinatura de LEDs e com luzes de condução diurna, também de LEDs, na parte inferior do para-choque. A traseira é curta e também traz lanternas de LEDs, trazendo porta-malas com capacidade para 430 litros, que não é uma referência no segmento - a título de comparação, o Corolla leva 470 litros e o Virtus, 521 litros.

    O novo sedã da Caoa Chery mede 4,53 m de comprimento, 1,81 m de largura e 2,65 m de distância entre-eixos, exatamente a mesma do sedã da Volkswagen, que é 6 cm mais estreito e 5 cm mais curto. Já o Corolla é 9 cm mais comprido e cerca de 4 cm mais estreito. De acordo com a Caoa Chery, o Arrizo 5 é construído sobre a plataforma M1X, seguindo "moldes europeus" de conforto e segurança. A companhia informa que rodou mais de 2 milhões de km com protótipos do sedã para adaptar motor, câmbio e suspensões às características locais.

    Preços das 2 versões serão anunciados em novembro, no Salão do Automóvel

    Como é tradição em modelos de origem chinesa, o novo sedã se destaca em relação aos equipamentos de série. Na versão de entrada RX, traz de fábrica rodas de liga leve de 16 polegadas, direção elétrica, cintos de três pontos para os cinco ocupantes, controles de tração e estabilidade, Isofix, freios a disco nas quatro rodas, indicador de baixa pressão dos pneus, alarme, ar-condicionado eletrônico, volante revestido de couro, volante multifuncional com regulagem de altura, banco do motorista ajustável em altura, apoios de braço dianteiro e traseiro, central multimídia com tela tátil de sete polegadas, câmera de ré e espelhamento de celulares e dois itens só encontrados em sedãs mais caros: sensor de chave e partida do motor por botão.

    A configuração de topo RXT acrescenta airbags laterais, rodas de 17 polegadas, bancos de couro sintético com costuras vermelhas e teto solar com acionamento elétrico.

    Tivemos a oportunidade de conferir a cabine, que traz bom acabamento, com peças bem encaixadas e de texturas diferentes. O painel de instrumentos analógico tem fácil leitura e desenho atual, enquanto o banco de trás oferece excelente espaço para as pernas.

    Futuro e outros lançamentos

    Na apresentação, a Caoa Chery também confirmou para o Salão do Automóvel a apresentação dos SUVs médios Tiggo 4 e Tiggo 7, ambos também de cinco lugares e que serão montados na planta da Caoa em Anápolis (GO), onde a empresa já produz modelos da Hyundai, como o New Tucson - além da parceria com a Chery, a Caoa tamém é responsável pelos importados da marca sul-coreana e monta localmente, além do New Tucson, ix35, o Tucson de primeira geração e utilitários da Hyundai.

    Os modelos da Caoa Chery nacionalizados são hoje montados predominantemente com peças importadas da China, inclusive motor, câmbio e estamparia, mas a empresa trabalha para localizar mais componentes - hoje, já tem entre os fornecedores locais marcas como Bosch, Magneti Marelli e Delphi. O Arrizo 5 tem três anos de garantia total e cinco anos de cobertura para motor e câmbio

    A companhia estima fechar este ano com aproximadamente 10 mil unidades comercializadas no Brasil e ampliar esse número a cerca de 34 mil veículos em 2019. A Caoa Chery, que tinha 25 concessionárias em janeiro deste ano, informa que já tem 70 confirmadas e deve fechar este ano com mais de cem lojas autorizadas no país.

    Publicado em 25/10/2018


    Copyright © 2014 - Autoestrada.com.br - todos os direitos reservados