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  • Ford exibe EcoSport sem estepe, Edge de 335 cv e SUV chinês no Salão
  • Montadora apresenta em novembro o Territory, utilitário esportivo com porte de Jeep Compass que poderá ser lançado no Brasil
  • Por Alessandro Reis

    A Ford anunciou a investidores no começo deste mês que vai priorizar investimentos em utilitários esportivos e picapes, segmentos que mais vende no mundo, em detrimento dos carros de passeio, como hatches e sedãs. O anúncio vai ao encontro da decisão da matriz norte-americana, em maio, de descontinuar modelos como Fiesta e Focus naquele mercado - e que reflete no Brasil, com a recente confirmação que Focus Hatch e Sedã deixaram de ser produzidos na Argentina em maio de 2019, ano em que os dois modelos saem de linha aqui e na região.

    Na prévia das atrações da marca no Salão do Automóvel de São Paulo apresentada à imprensa especializada, também foi esse o tom, com prioridade dada a SUVs e picapes. Como em nosso mercado o modelo mais vendido é o compacto Ka, terceiro colocado no ranking geral, o Salão também vai ter uma novidade nesse segmento. A edição 2018 do evento será realizada no São Paulo Expo, na capital paulista, de 8 a 18 de novembro.

    No Salão, a marca vai apresentar a inédita opção do SUV compacto EcoSport sem estepe na tampa traseira. Também vai exibir e iniciar a pré-venda do "crossover" grande Edge na versão ST, o primeiro modelo da divisão de alta performance da montadora a ser vendido aqui, além do apresentar o SUV médio chinês Territory, cotado para nosso mercado para concorrer, futuramente, com o Jeep Compass. Haverá no estande da Ford, ainda, duas unidades conceituais da Ranger, exercícios de design que poderão dar origem a versões ou séries especiais produzidas em série.

    Para não dizer que os compactos ficarão fora do evento paulista, a montadora também vai apresentar o conceito Ka Urban Warrior, nada mais que uma variante sedã do recentemente Ka Trail que deverá ser lançada em breve, trazendo o mesmo conjunto mecânico (motor 1.5 Dragon flex de três cilindros e 136 cv, acoplado à transmissão automática de seis marchas), suspensões elevadas e apliques plásticos nos para-choques e nas caixas de roda.

    EcoSport Titanium sem estepe e com motor 1.5

    Voltando ao Eco, no primeiro semestre do ano que vem o SUV compacto poderá ser adquirido sem o estepe apenas na versão Titanium, que, no lugar do pneu sobressalente, trará pneus do tipo "run-flat", que pode rodar até 80 km mesmo furado e outros 200 com um kit de reparo que será fornecido com o veículo. Quem desejar, poderá comprar o EcoSport Titanium com o estepe. Por outro lado, essa versão passará a ser vendida exclusivamente com motor 1.5 - o 2.0 flex com injeção direta e 176 cv será exclusivo da configuração 4x4 Storm.

    Territory

    A outra atração é o Territory, desenvolvido na China, onde será lançado no início de 2019, em parceria com a companhia local JMC (Jiangling Motors Corporation). Criado para atender mercados emergentes como China e Brasil, tem porte de Jeep Compass, hoje o SUV mais vendido do país, e aqui preencheria a lacuna existente entre o EcoSport e o Edge - as dimensões não foram informadas pela Ford.

    Fabricada na China, a unidade pré-série que veio ao Brasil traz motor 1.5 turbo de três cilindros com injeção direta de gasolina, capaz de render 147 cv de potência - lá fora, o Territory terá também versões híbrida e híbrida plug-in, cujas baterias são recarregadas na tomada.

    Visualmente, traz linhas elegantes e equilibradas, lembrando de alguma forma modelos da sul-coreana Kia. Faróis e lanternas traseiras são de LEDs, o interior traz painel de instrumentos digital e o SUV conta com tecnologias avançadas de assistência à condução, como alerta de colisão com frenagem automática de emergência, farol auto automático, monitoramento de ponto cego, alerta de permanência na faixa, controle de velocidade de cruzeiro adaptativo e estacionamento semiautônomo. A cabine traz painel e bancos revestidos de couro, ar-condicionado digital e teto solar panorâmico.

    Marca também terá conceito de Ka Sedan aventureiro no evento

    Edge ST

    A divisão ST nomeia modelos mais potentes e esportivos da marca, como o "hot hatch" Focus ST, descartado para o nosso mercado. Por aqui, o primeiro modelo ST vendido no país será o Edge ST, que entra em pré-venda no Salão, com preço ainda a ser anunciado. Ele vai substituir a versão atual Titanium AWD com teto solar, que tem preço sugerido de R$ 232,8 mil e traz sob o capô o motor 3.5 V6 aspirado de 284 cv e tem tração integral.

    O novo Edge ST, por outro lado, é equipado com motor 2.7 V6 Ecoboost biturbo, com 335 cv e 54,4 kgfm de torque, gerenciados pela transmissão automática de oito marchas, mais tração integral e ajuste esportivo das suspensões.

    Visualmente, o novo Edge em versão esportiva também estreia mudanças de design na linha 2019 do "crossover", como faróis de LEDs e capô redesenhado. Essa configuração também conta com detalhes exclusivos, tais como rodas de liga leve de 21 polegadas, saias laterais, escapamento com duas ponteiras e grade dianteira maior. Por dentro, exibe bancos esportivos revestidos de couro e camurça e acabamento diferenciado no volante, na soleira das portas e no console central.

    Ka Urban Warrior

    Na lina 2019 do Ka, lançada há alguns meses, a Ford introduziu o Ka Freestyle, versão aventureira com suspensões elevadas e visual mais robusto, equipada com o motor 1.5 aspirado de 136 cv e transmissão automática de seis marchas. Basicamente, o conceito Urban Warrior traz a mesma proposta e características quase idênticas, porém com carroceria sedã. Traz rodas de liga leve de 15 polegadas com acabamento preto perolizado, faróis com máscara negra e barra preta fosca na tampa do porta-malas. Como no hatch Ka Freestyle, traz central multimídia Sync 3 com tela tátil e "flutuante" de 6,5 polegadas, compatível com Android Auto e Apple CarPlay. Por enquanto, é só um conceito, mas tem tudo para virar modelo produzido em série.

    Ranger Black e Storm

    A Ranger é tão importante para a Ford em nosso mercado que a marca decidiu apresentar no Salão do Automóvel não um, mas dois conceitos da picape de porte médio, ambos com mecânica e equipamentos baseados na versão de topo Limited, que traz motor 3.5 turbodiesel de 200 cv, transmissão automática de seis marchas e tração 4x4 com reduzida.

    O conceito Ranger Black segue a mesma proposta da concorrente S10 Midnight: acabamento externo e interno predominantemente preto. Tem rodas de liga leve aro 18 pretas, faróis com máscara negra, alargadoras nos para-lamas dianteiros com piscas integrados, santantônio integrado à carroceria e faróis de neblina do tipo canhão. O logotipo tradicional oval azul da Ford nesse conceito dá lugar a um emblema antigo da montadora e a grade dianteira é diferenciada.

    Já a Ranger Storm tem um visual mais fora-de-estrada, trazendo alargadores de para-lama, rack de teto com iluminação de LEDs, snorkel, capota marítima, para-choques off-road e ganchos para reboque. As rodas de liga leve pretas têm 17 polegadas e calçam pneus todo-terreno Pirelli MTR Scorpion 285/70.

    A carroceria traz pintura vermelha-escura, combinando com a tampa traseira, parte da caçamba e para-choques em preto fosco. O logotipo aparece na tampa traseira, na exclusiva grade dianteira e em aplique plástico na base das portas dianteiras.

    A Ranger Raptor, versão 4x4 ainda mais robusta inspirada na F.150 Raptor apresentada recentemente na Tailândia, dessa vez não vai dar as caras no Salão - para compensar, a Ford vai mostrar a linha 2019 da Raptor grande, que também apareceu no Salão anterior, em 2016, mas segue fora dos planos para nosso mercado. No entanto, há chances de a montadora lançar aqui versões "civis" da F-150, que teve componentes recentemente registrados no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial).

    Publicado em 24/10/2018

    Divulgação - Ranger Storm ainda é conceito, mas já se candidata a ser produzida em série


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