Home > Notícias > Conceito futurista antecipa nova geração do Lada Niva
  • Notícias
  • Conceito futurista antecipa nova geração do Lada Niva
  • 'Showcar' 4x4 Vision foi revelado no Salão de Moscou (Rússia), exibindo chassi curto e faróis e lanternas de LEDs
  • Por Alessandro Reis

    Vendido no Brasil durante a década de 90, o SUV 4x4 compacto Niva, da russa Lada, marcou época na abertura do mercado automotivo a marcas estrangeiras. Até hoje reúne fãs jipeiros, apreciadores da mecânica simples, derivada de projetos da Fiat dos anos 70, e da relativa robustez, com preço acessível. Hoje marca pertencente à aliança Renault-Nissan-Mitsubishi, a Lada ainda fabrica o Niva e inclusive apresentou uma prévia da nova geração do SUV no Salão de Moscou, na Rússia.

    Trata-se do conceito 4x4 Vision, que se distancia bastante do Niva original ao exibir um desenho contemporâneo e arrojado, com direito a portas traseiras com maçanetas ocultas, faróis e lanternas de LEDs e rodas de liga leve de 21 polegadas. O "showcar" tem lugar para quatro passageiros (a traseira traz dois assentos individuais) e, é claro, conta com tração nas quatro rodas e suspensões elevadas.

    Lada hoje é uma marca da Renault

    Olhando de perfil, as linhas lembram o Renault Duster, porém a Lada afirma que o conceito utiliza uma plataforma "especial", com carroceria mais curta que a do Duster, balanços dianteiro e traseiro também encurtados e suspensões ainda mais altas. Por enquanto, nada de detalhes técnicos, como motor e transmissão.

    Olhando as imagens, dá para adiantar que o conceito que irá inspirar a próxima geração do Niva é equipado com transmissão automática e seletor de reduzida, como seria de se esperar em um legítimo 4x4. Além disso, o 4x4 Vision exibe painel de instrumentos digital, central multimídia com Bluetooth, ar-condicionado automático de duas zonas e controle de velocidade de cruzeiro.

    A Lada ainda faz segredo sobre quando chega ao mercado a nova geração do clássico utilitário esportivo.

    Publicado em 04/09/2018


    Copyright © 2014 - Autoestrada.com.br - todos os direitos reservados