Home > Notícias > GM inicia o vigésimo-quinto recall este ano nos EUA
  • Notícias
  • GM inicia o vigésimo-quinto recall este ano nos EUA
  • 2,7 milhões de veículos estão sendo chamados para verificações nos freios, lanternas e limpadores de para-brisa
  • Por Jorge Meditsch

    A General Motors iniciou nova campanha de recall nos Estados Unidos. Desta vez, o grupo está convocando os proprietários de 2,7 milhões de automóveis, picapes e utilitários para verificação de problemas nos freios, lanternas traseiras e limpadores de para-brisa.

    O novo recall dá continuidade à escalada de problemas de segurança enfrentados pela GM nos últimos meses. A empresa está prevendo um gasto de até 200 milhões de dólares no segundo trimestre do ano com o custo dos recalls em andamento. No primeiro trimestre, a despesa com recalls chegou a U$ 1,3 bilhão.

    O novo recall inclui veículos novos e modelos mais antigos que podem apresentar problemas detectados pela GM há vários anos. Entre os carros chamados está o Chevrolet Malibu, que pode apresentar um problema na fiação das luzes de freio que a fábrica relacionou com 13 acidentes, envolvendo ferimentos em duas pessoas.

    Desde janeiro, a GM já iniciou 25 recalls nos EUA, envolvendo 11 milhões de carros - mais do que nos cinco anos anteriores

    Desde o início desta ano, a GM já iniciou 25 recalls nos Estados Unidos, envolvendo 11 milhões de veículos. Este total inclui carros que foram chamados mais de uma vez, para verificação de diferentes defeitos em potencial. O número de carros chamados este ano é seis vezes maior do que o dos cinco anos anteriores: entre 2009 e 2013, houve 19 recalls, somando 1,8 milhão de veículos.

    A GM anunciou no mês passado ter aumentado sua equipe de investigação de produtos de 20 para 55 especialistas. A função desses empregados é analisar relatórios de acidentes, reclamações de consumidores, processos judiciais e outros dados que possam estar relacionados a problemas de segurança.

    A GM passa por quatro investigações por parte do governo americano relativas ao defeito na chave de ignição que provocou o recente recall de 2,6 milhões de carros feitos entre 2004 e 2011. O defeito, que pode provocar o súbito desligamento do motor com o carro em movimento, desativando a direção hidráulica, freios ABS e os airbags, era conhecido internamente há vários anos, mas o recall só foi convocado em fevereiro deste ano. Pelo menos 13 mortes estão relacionadas ao problema.

    Publicado em 15/05/2014


    Copyright © 2014 - Autoestrada.com.br - todos os direitos reservados