Vendido no Brasil entre 2011 e 2014, o Hyundai Veloster pode estar perto de voltar a nosso mercado, agora na segunda geração, lançada na Coreia do Sul e na Europa há alguns meses. O desenho da carroceria do hatch com estilo cupê foi registrado na revista do INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) para aprovação de patente, sinalizando a possibilidade de retorno, não confirmada oficialmente pela Caoa, importadora oficial, nem pela própria filial brasileira da Hyundai - responsável pelo registro.
Caoa e Hyundai travam uma disputa judicial relativa à manutenção da parceria entre as empresas, que poderá ser desfeita - com a marca sul-coreana assumindo a totalidade das operações no Brasil. Hoje, a Caoa é responsável pela linha de importados da Hyundai, além dos SUVs Tucson e ix35, montados na fábrica da Caoa em Anápolis (GO). Lá também são fabricados os utilitários HR e HD80, enquanto a matriz é responsável pelo Creta e pela linha HB20.
Além do visual renovado, que manteve a carroceria de três portas (duas no lado direito e uma no lado do motorista), o novo Veloster ganhou lá fora a opção de motor 1.6 turbo de 203 cv, mais câmbio automatizado de dupla embreagem de sete marchas. O modelo original fez sucesso aqui por conta do visual arrojado e esportivo, mas o motor 1.6 16v aspirado do HB20, com apenas 128 cv, rendeu críticas na época por conta do baixo desempenho.
Em outros mercados, a segunda geração do Hyundai Veloster também conta com a opção de motor 2.0 aspirado de 149 cv, gerenciado por câmbio manual ou automático convencional, de seis marchas.
Publicado em 15/08/2018