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  • SUV compacto derivado do Polo chega em 2019 ao Brasil com fabricação nacional para encarar Honda HR-V, Jeep Renegade e outros
  • Por Alessandro Reis

    A Volkswagen divulgou na Alemanha as primeiras fotos oficiais do T-Cross, novo SUV compacto que a marca lança no Brasil em 2019 e que em novembro será exibido no Salão do Automóvel de São Paulo. As imagens ainda são de protótipos camuflados, mas revelam as proporções e linhas gerais do utilitário derivado do Polo, como o qual compartilha plataforma, componentes e mecânica. Veja o vídeo do desenvolvimento do novo modelo.

    Na Europa, o T-Cross vai medir 4,10 m de comprimento e segunda fileira de assentos corediça, que poderá ser movida 15 cm para frente ou para trás. Com isso, a capacidade do porta-malas poderá variar de 385 litros a 455 litros, expansível a 1.281 litros com o banco traseiro rebatido. A versão que será fabricada em São José dos Pinhais (PR), no entanto, deverá ser aproximadamente 10 cm mais longa e trazer o mesmo entre-eixos de 2,65 m do Virtus, o sedã do Polo.

    T-Cross será versão mais compacta e barata do Tiguan Allspace

    Apesar das camuflagens, dá para constatar que o T-Cross vai lembrar uma versão mais compacta do novo Tiguan Allspace, com dimensões típicas de um SUV e faróis dianteiros iluminados por LEDs. Embora coberta, a traseira revela que a placa estará em um nicho na tampa do porta-malas - um "teaser" divulgado há poucos dias pela fabricante aponta que as lanternas traseiras terão formato horizontal e serão unidas por uma barra que atravessa a tampa do porta-malas, com apliques em preto brilhante. As unidades exibidas têm rodas de liga leve de 18 polegadas.

    Ao menos para o mercado europeu, o T-Cross terá equipamentos como controle de velocidade de cruzeiro adaptativo e frenagem automática de emergência, dentre outros assistentes, bem como painel de instrumentos digital, central multimídia com tela tátil de oito polegadas, quatro portas USB e carregamento de smartphones sem fio. Por aqui, esses itens deverão estar disponíveis apenas na versão de topo, talvez como opcionais, como já acontece com o Polo.

    O T-Cross brasileiro deverá ser oferecido com motores 1.0 e 1.4 TSI, turbo e com injeção direta de combustível flex (etanol ou gasolina), com potências respectivamente de 128 cv e 150 cv. O câmbio deve ser manual de cinco marchas na versão de entrada, acompanhado do motor 1.0 TSI, ou automático com conversor de torque de seis velocidades - no mercado europeu, a VW vai disponibilizar caixa automatizada de dupla embreagem e sete marchas.

    Publicado em 11/07/2018


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