A Volkswagen obteve no domingo uma vitória esmagadora na prova de subida de montanha de Pikes Peak, no estado americano do Colorado. Pilotado pelo francês Romain Dumas, o Volkswagen I. D. R Pikes Peak, movido apenas a eletricidade, superou o recorde anterior da corrida em nada menos que 16 segundos. O vencedor cumpriu o percurso em 7m57s148 e o recorde anterior, do piloto Sebastien Loeb, era de 8m13s878.
A corrida de Pikes Peak é uma das mais tradicionais do mundo – ocorre desde 1916 – e é disputada num trecho de cerca de 20 quilômetros com 156 curvas. Os carros correm contra o relógio e só podem fazer uma tentativa.
O carro da Volkswagen foi projetado exclusivamente com o objetivo de estabelecer um novo recorde para a disputa. Pesando apenas 1.100 quilos, ele conta com dois motores elétricos que disponibilizam um total de 500 kW (680 cv). Uma vantagem da tração elétrica é que o carro não perde potência com a altitude, como acontece com os veículos movidos por motores a combustão. Outra vantagem é a retomada de velocidade extremamente rápida nas saídas de curvas, já que motores elétricos entregam o torque máximo mesmo em rotações baixas.
Entre a largada e a chegada da pista de Pikes Peak há uma diferença de nível de 1.440 km. Isto afeta também o desempenho aerodinâmico dos carros, que perdem aderência à medida que o ar se torna mais rarefeito. Esse problema foi levado em conta no projeto do carro da Volkswagen.
Publicado em 25/06/2018