Home > Notícias > Ka Freestyle estreia câmbio automático na linha Ka a partir de R$ 67.990
  • Notícias
  • Ka Freestyle estreia câmbio automático na linha Ka a partir de R$ 67.990
  • Versão manual do compacto aventureiro custa R$ 63.490. Pré-venda já começou e primeiras unidades serão entregues em julho
  • Por Alessandro Reis

    A Ford começa a vender em julho o Ka Freestyle, nova versão aventureira do hatch compacto que chega para substituir a configuração Trail e estreia a primeira reestilização no compacto desde o seu lançamento, em 2014. A novidade chega com preços sugeridos de R$ 63.490 com câmbio manual de cinco marchas e R$ 67.990 com transmissão automática de seis velocidades, disponível pela primeira vez em um Ka no Brasil.

    O motor é o 1.5 Dragon de três cilindros e 136 cv e 16,1 kgfm, lançado em 2017 inicialmente para o EcoSport, que traz o mesmo câmbio automático. Por sua vez, a caixa de marchas manual é nova e, de acordo com a fabricante, é mais leve que a anteriormente utilizada na gama do Ka.

    No período de pré-venda, que começou nesta segunda (28), quem reservar o carro ganha as três primeiras revisões e a versão automática pode ser adquirida em 24 vezes com taxa zero, além de bônus de R$ 2.000 na troca por um usado.

    Chamado de "CUV" ("veículo utilitário crossover), o Ka Freestyle nada mais é que uma versão de topo com suspensões elevadas e adereços estéticos exclusivos do hatch, seguindo a mesma fórmula do Onix Activ, do Hyundai HB20X e do Renault Sandero Stepway, três dos seus concorrentes diretos.

    Nova versão antecipa reforços estruturais e outras novidades que virão para outras versões

    A altura em relação ao solo é de 18,8 cm, 1,7 cm a mais que as versões convencionais, e o estilo aventureiro aparece nos apliques plásticos nos para-choques e nas caixas de roda, nas barras longitudinais de teto e grade e capa dos retrovisores com acabamento preto, no caso, brilhante. Os pneus, diferentemente do Ka Trail, não são de uso misto e sim para o asfalto, na medida185/60 R15.

    Outros detalhes antecipam as mudanças visuais que serão introduzidas nos próximos meses nas demais configurações, como novo arranjo interno de luzes dos faróis, contorno da grade dianteira ligeiramente mais afiado e para-choques redesenhados - no caso do Freestyle, ele ficou mais "bicudo", aumentando em quase 7 cm o comprimento total, que agora é de 3,95 m - nas demais dimensões, o Ka não mudou.

    Reforços estruturais e seis airbags

    O que mudou foi o reforço estrutural recebido pelo compacto, que se estenderá às demais versões, com barras de proteção nas portas dianteiras, coluna central com aços de maior rigidez e e alterações no assoalho na parte traseira - tudo para melhorar o desempenho em testes de impacto lateral, que acabaram dando nota zero ao Ka em avaliação feita no ano passado pelo Latin NCAP. As suspensões também foram recalibradas para maior rigidez e estabilidade.

    Por dentro, o Ka Freestyle traz bancos revestidos parcialmente de couro sintético, parte central do painel com acabamento marrom e a maior novidade: a central multimídia Sync 3 de série, a mesma do EcoSport, com tela sensível ao toque de 6,5 polegadas compatível com Android Auto e Apple CarPlay e que permite sincronizar o aplicativo de rotas de trânsito Waze direto de iPhones - um diferencial.

    Quanto à segurança, o lançamento vem de fábrica com seis airbags e controles de tração e estabilidade. A lista de equipamentos traz direção elétrica, rodas de liga leve de 15 polegadas, assistente de partida em rampa, sensores traseiros de estacionamento, câmera de ré, Isofix, alarme, trio elétrico, repetidores de seta nos retrovisores, volante multifuncional e ar-condicionado manual.

    Publicado em 29/05/2018


    Copyright © 2014 - Autoestrada.com.br - todos os direitos reservados