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  • Honda apresenta terceira geração do monovolume Fit
  • Lançado no Brasil em 2003, linha 2015 chega com visual renovado e opção de câmbio CVT; preços vão de R$ 50 mil a R$ 66 mil
  • Por Ricardo Panessa

    A Honda está apresentando ao mercado brasileiro o monovolume Fit 2015,que já atingiu a marca de 500 mil unidades produzidas desde seu lançamento no país, em 2003. Terceira geração do modelo chega completamente redesenhado, mantendo a característica de funcionalidade e flexibilidade de espaço.

    Para destacar ainda mais essas características o novo Fit 2015 ampliou a área de cabine quando comparado à segunda geração. Sua largura foi mantida (1.695mm), mas a sensação de espaço no interior ficou mais evidente com a distância entre eixos, de 2.530 mm, 30 mm a mais que o modelo anterior. A nova geração também apresenta uma evolução no comprimento, passando de 3.900 mm para 3.997 mm.

    A disposição de seu tanque de combustível central foi mantida.Com capacidade para 45,7 litros, o tanque central recebeu melhorias, como o reposicionamento das estruturas de assoalho que mantêm o tanque seguro e melhor distribuição do espaço para passageiros e bagagem.

    Toda a linha conta agora com o motor 1.5L i-VTEC FlexOne, equipado com o controle eletrônico variável de sincronização e abertura de válvulas, com 116 cv de potência a 6.000 rpm e torque de 15,3 kgf.m a 4.800 rpm quando o combustível escolhido for o etanol.

    Transmissão CVT - A transmissão CVT (Continuously Variable Transmission) está de volta ao modelo, agora na nova geraçãoEarth Dreams. A principal novidade é que o sistema apresenta conversor de torque e uma elasticidade de giro maior, o que melhora a tração em baixas velocidades, proporcionando uma resposta mais rápida, aceleração linear e economia de combustível. Com isso, a força do motor principalmente em subidas mais íngremes é ampliada e a concepção moderna de aceleração gradual e contínua torna a direção mais suave e ágil.

    Com oG-design Shift a aceleração é direta, linear e com rápida resposta para qualquer solicitação do condutor. As versões com câmbio CVT também evoluíram em relação à redução de peso (16% em relação ao 5AT anterior) e à economia de combustível (elasticidade de rotação 12% maior que o 5AT anterior).

    O novo Honda Fit é equipado com o EPS (Electric Power Steering), um sistema de direção eletricamente assistida, que torna a sua condução mais leve em manobras em baixas velocidades e firme em altas. O esforço ao esterçar é reduzido por meio do auxílio de um pequeno motor elétrico comandado por um módulo eletrônico, que atua sobre o pinhão na caixa de direção. As versões DX e LX oferecem o ajuste de altura da coluna da direção e nas versões EX e EXL, a coluna de direção também pode ser ajustada telescopicamente.A qualidade e o baixo nível de ruído no interior do Novo Fit foi mantido, proporcionando e mantendo o bem-estar dos ocupantes.

    A suspensão frontal rígida conta com umrebound stopper, enquanto a suspensão traseira apresenta uma redução na sensibilidade da carroceria. Além disso, as portas são duplamente seladas, ajudando a reduzir consideravelmente a quantidade de ruído que penetraria na cabine.

    A linha 2015 do Fit está disponível em seis versões de configurações –EXL CVT, R$ 66 mil; EX CVT, R$ 63 mil; LX CVT 58,8 mil; LX MT, R$ 54,2 mil; DX CVT, R$ 54,5 mil; e DX MT, R$ 50 mil— e sete cores, sendo duas sólidas, quatro metálicas e uma perolizada.

    Publicado em 30/04/2014


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