Quando lançou os motores Firefly em 2016, com versões 1.0 de três cilindros e 1.3 de quatro, a Fiat informou que eles já estavam preparados para receber turbo e injeção direta de combustível. Agora, a FCA (Fiat Chrysler Automóveis) anunciou na Europa que vai lançar lá fora os motores com essas tecnologias, a fim de equipar modelos da Fiat, da Alfa Romeo e da Jeep, inclusive em configurações híbridas.
O motor 1.0, que na versão aspirada vendida aqui é flex e rende 77 cv de potência e 10,9 kgfm de torque, passa a render 120 cv e 19,3 kgfm com o turbo e a injeção direta, enquanto o bloco 1.3, aqui também bicombustível, salta de 109 cv e e 14,7 kgfm para, respectivamente, 180 cv e 27,5 kgfm, um ganho expressivo.
Ambos os propulsores trazem injeção de combustível com pressão de 200 bar, quatro válvulas por cilindro (os aspirados têm duas), coletor de escapamento integrado à cabeça do cilindro e controle de válvulas variável. Por aqui, a Fiat Chrysler faz segredo, mas deve lançar os novos motores para o Cronos e o Argo em uma data ainda a ser anunciada. O Jeep Renegade também é cotado para receber o propulsor 1.3 turbinado para substituir o 1.8 aspirado atual.
Publicado em 14/05/2018