Home > Notícias > Motores 1.0 e 1.3 Firefly, da FCA, ganham versão turbo na Europa
  • Notícias
  • Motores 1.0 e 1.3 Firefly, da FCA, ganham versão turbo na Europa
  • Unidade de 1 litro e 3 cilindros eleva potência de 77 cv para 120 cv. Propulsor 1.3 sobe de 109 cv para 180 cv
  • Por Alessandro Reis

    Quando lançou os motores Firefly em 2016, com versões 1.0 de três cilindros e 1.3 de quatro, a Fiat informou que eles já estavam preparados para receber turbo e injeção direta de combustível. Agora, a FCA (Fiat Chrysler Automóveis) anunciou na Europa que vai lançar lá fora os motores com essas tecnologias, a fim de equipar modelos da Fiat, da Alfa Romeo e da Jeep, inclusive em configurações híbridas.

    Motores turbo devem equipar modelos como Cronos e Argo no Brasil

    O motor 1.0, que na versão aspirada vendida aqui é flex e rende 77 cv de potência e 10,9 kgfm de torque, passa a render 120 cv e 19,3 kgfm com o turbo e a injeção direta, enquanto o bloco 1.3, aqui também bicombustível, salta de 109 cv e e 14,7 kgfm para, respectivamente, 180 cv e 27,5 kgfm, um ganho expressivo.

    Ambos os propulsores trazem injeção de combustível com pressão de 200 bar, quatro válvulas por cilindro (os aspirados têm duas), coletor de escapamento integrado à cabeça do cilindro e controle de válvulas variável. Por aqui, a Fiat Chrysler faz segredo, mas deve lançar os novos motores para o Cronos e o Argo em uma data ainda a ser anunciada. O Jeep Renegade também é cotado para receber o propulsor 1.3 turbinado para substituir o 1.8 aspirado atual.

    Publicado em 14/05/2018


    Copyright © 2014 - Autoestrada.com.br - todos os direitos reservados