Prestes a lançar no Brasil o Yaris com carroceria hatch e sedã para brigar com Honda Fit e City e Volkswagen Polo e Virtus, a Toyota anunciou que a partir de novembro vai implantar o terceiro turno nas fábricas de Sorocaba e Porto Feliz, no interior de São Paulo. Com isso, a marca pretende aumentar a produção atual, que hoje é de 108 mil veículos, para 160 mil unidades - incremento de 48%.
A montadora afirma, ainda, que o terceiro turno vai gerar a abertura de 130 vagas de trabalho na planta de Porto Feliz, mais outras 740 em Sorocaba, além de outros 700 postos na cadeia de fornecedores. Somadas, as oportunidades chegam a 1.570 empregos diretos ou indiretos. O processo de contratação já está em curso.
Com lançamento programado para o começo do segundo semestre, o Yaris será montado em Sorocaba, onde a linha Etios já é produzida - a linha de montagem recebeu investimento de R$ 1 bilhão para a chegada do novo modelo, que será posicionado como compacto "premium", acima do Etios e abaixo do Corolla.
Já a planta de Porto Feliz recebeu aporte de outros R$ 600 milhões para ampliar a capacidade produtiva - atualmente, a fábrica produz os propulsores 1.3 e 1.5 flex que equipam o Etios e, a partir do segundo semestre de 2019, vai montar motores para outros modelos da Toyota no Brasil - leia-se, Corolla, cujos propulsores hoje são importados do Japão e apenas montados aqui.
A fabricante ainda mantém segredo, mas são grandes as chances de o Yaris ser oferecido com o mesmo motor 1.5 bicombustível do Etios, porém ajustado para render um pouco mais que os 107 cv e 14,7 kgf.m atuais. Ainda não se sabe se o compacto premium terá o mesmo câmbio automático de quatro marchas do Etios ou será disponibilizado com a caixa de marchas CVT do Corolla.
Publicado em 03/05/2018