Home > Notícias > Foton Caminhões inicia construção de sua fábrica no Brasil
  • Notícias
  • Foton Caminhões inicia construção de sua fábrica no Brasil
  • Cerimônia de início das obras foi realizada ontem, no município de Guaíba, RS
  • Por Ricardo Panessa

    A Foton Aumark do Brasil, representante exclusiva no País para os caminhões da Beiqi Foton Motors Co., marca de veículos comerciais leves e pesados do Grupo BAIC na China, iniciou ontem oficialmente a construção de sua unidade industrial para caminhões no Brasil.

    As obras terão início imediatamente em terreno de 1,5 milhão de metros quadrados que fica no município de Guaíba, RS. Com investimento inicial de R$ 250 milhões, sendo 50% recursos próprios, o empreendimento contará com 200 mil metros quadrados de área construída. Aproximadamente R$ 70 milhões adicionais serão destinados às operações de logística, distribuição de peças e desenvolvimento da rede de concessionárias.

    Segundo estimativas da empresa, o complexo industrial estará inteiramente pronto no final de 2015. A previsão é começar a produzir os caminhões no primeiro semestre de 2016. Na linha de montagem, a Foton Caminhões produzirá veículos leves e médios: 3,5 toneladas, 6,5 toneladas, 8,5 toneladas e 10 toneladas. As primeiras unidades sairão da linha de montagem com um índice de 60% de nacionalização. "Nosso plano é elevar este índice sistematicamente", disse Luiz Carlos Mendonça de Barros, presidente da Foton Aumark do Brasil. Em 2017 está previsto o início da produção dos caminhões médios e semipesados de 13, 15 e 17 toneladas.

    Veículos Premium- Os caminhões da Foton estão divididos em duas famílias consideradas como linha “premium”: a família AUMARK e a família AUMAN, esta última referente aos caminhões pesados.

    Os caminhões da Família AUMARK, que passarão a ser produzidos no Brasil, são robustos, versáteis e possuem grande quantidade de equipamentos de segurança e opcionais de conforto instalados, tais como: freios ABS, barras estabilizadoras, ar condicionado, vidros e travas elétricas, CD player, acelerador automático, projeto da cabina assinado pela Lótus, além do trem de força com motor Cummins e Caixa de câmbio ZF.

    Por ora, a Foton Caminhões vai se concentrar na produção de seus veículos da Família Aumark, mas a empresa não descarta, depois de consolidada no mercado nacional, começar a produzir no Brasil os conceituados caminhões pesados da Família Auman.

    Publicado em 25/04/2014


    Copyright © 2014 - Autoestrada.com.br - todos os direitos reservados