A Ford demorou para entrar no mercado chinês, mas está recuperando o tempo perdido. A fabricante americana ultrapassou a Toyota em vendas na China no ano passado.
As vendas da Ford aumentaram 49% em 2013, levando a empresa ao quinto lugar na China, superando a arquirrival Toyota. A Ford entregou 935.813 unidades no país no ano passado, enquanto a Toyota cresceu 9,2%, atingindo 917.500 veículos.
“2013 foi um ano marcante para o crescimento acelerado da Ford na China, em que executamos nosso plano de trazer para o país sete veículos globais de última geração, incluindo o EcoSport, o Kuga, o novo Fiesta e o novíssimo Mondeo”, declarou John Lawler, presidente da Ford Motor China.
“Em 2013, a forte demanda por nossa linha ampliada de veículos por parte do consumidor chinês deve levar a um novo recorde de vendas.”
Lawler afirmou que a Ford espera fazer novas incursões no mercado chinês, aumentando sua capacidade de produção com a abertura de duas novas fábricas nos próximos meses e investindo US$ 4,9 bilhões nas operações na China, assim como ampliar a rede de concessionárias no país.
Demora na entrada
A Ford chegou à China depois de rivais como a Volkswagen e a General Motors, que duelam pela liderança no país. No final de novembro passado a VW ultrapassou a GM por uma pequena margem.
Mesmo assim, os carros da Ford estão ganhando espaço e suas vendas estão crescendo mais rápido do que as de qualquer outra fabricante operando na China. A popularidade do Focus ajudou as vendas da marca no país a expandirem mais rápido que as dos competidores.
O crescimento da Toyota ficou atrás da expansão geral do mercado chinês. Apesar do aumento nas vendas, a Toyota ficou abaixo de sua meta de vender um milhão de veículos na China, anunciada por Akio Toyoda em 2011.
A Honda estabeleceu novo recorde na China, com suas vendas aumentando 26%, para um total de 756.882 unidades. A Nissan, que vende carros na China há 40 anos, lidera as marcas japonesas no país e registrou 1,25 milhão de unidades comercializadas em 2013.
As vendas de carros japoneses recuperaram parte do terreno perdido em 2012, quando multidões queimaram concessionárias e vandalizaram carros devido a uma disputa diplomática entre a China e o Japão sobre a propriedade de algumas pequenas ilhas no Mar da China Oriental. Além disso, o crescimento dos fabricantes japoneses tem se concentrado no sul da China, enquanto a GM, VW e a Ford tem uma cobertura geográfica mais ampla.
Publicado em 06/01/2014
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