Home > Notícias > Ford apresenta Ka Freestyle, versão aventureira 'global'
  • Notícias
  • Ford apresenta Ka Freestyle, versão aventureira 'global'
  • Nova configuração chega no segundo semestre com fabricação em São Bernardo do Campo (SP) e reforços estruturais
  • Por Alessandro Reis

    A Ford deu início à primeira grande renovação da atual geração do Ka desde o seu lançamento no Brasil, em 2014. A fabricante apresentou nesta quarta-feira (31) o Ka Freestyle, que chega no segundo semestre ainda sem preço anunciado para antecipar mudanças que também estarão nas configurações convencionais do hatch - o Ka sedã também vai mudar e a versão Trail, que também tem visual aventureiro, vai conviver com a nova.

    Anunciado como modelo global, o Ka Freestyle foi revelado quase simultaneamente na Índia. Será vendido em 120 países, incluindo o Brasil, e traz estrutura reforçada - melhoria que também deverá ser aplicada às demais versões. Em outubro, o hatch levou nota zero em teste de impacto do Latin NCAp, justamente por conta da má performance na avaliação de colisão lateral.

    Visualmente, o Ka Freestyle traz suspensões elevadas, rodas de liga leve de 15 polegadas, molduras nas caixas de roda, saia lateral, grade e para-choques com desenho exclusivo. Os faróis têm máscara negra e novo arranjo interno de luzes, com os piscas reposicionados junto ao capô - outra alteração, fora a máscara negra, que deve aparecer nas outras versões do Ka.

    O modelo brasileiro, no entanto, deverá ganhar nas versões mais caras o novo propulsor 1.5, também tricilíndrico e da família Dragon, que estreou recentemente no novo EcoSport e entrega 137 cv e 16,2 kgf.m, dotado de tecnologia flex. Esse motor, coincidência ou não, é hoje importado da Índia, mas ganhará produção nacional na planta de Taubaté (SP) este ano, possivelmente já para o lançamento do novo Ka.

    Novidade antecipa mudanças para o restante da linha do hatch compacto

    Por enquanto, nada de detalhes técnicos, especialmente relativos ao trem de força, que devem trazer novidades. OKa Freestyle e as configurações mais caras do hatch e do sedã deverão contaro novo propulsor 1.5, tricilíndrico e da família Dragon, que estreou recentemente no novo EcoSport e entrega 137 cv e 16,2 kgf.m, dotado de tecnologia flex. Esse motor é hoje importado da Índia, mas ganhará produção nacional na planta de Taubaté (SP) este ano, possivelmente já para o lançamento do novo Ka.

    Além disso, embora a Ford não conforme ainda, o Ka pela primeira vez deverá ter à disposição a opção de câmbio automático, no caso com seis marchas - o mesmo conjunto hoje utilizado no EcoSport. O hatch também vai ganhar, como na Índia e no novo EcoSport nacional, a transmissão manual de cinco marchas da Getrag, com ré sincronizada e cerca de 5 kg mais leve. Não há confirmação oficial, mas essa caixa, hoje importada, também deverá ser nacionalizada.

    Nas versões de entrada, o Ka vai manter o motor 1.0 bicombustível de três cilindros flex atual, que rende 85 cv e 10,7 kgfm de torque.

    Outra novidade para o Ka brasileiro revelada pelo Ford Freesyle está no interior: o modelo conta com a terceira geração da central multimídia Sync, que estreou há alguns meses no Eco e lá fora será disponibilizada com telas flutuantes de oito e seis polegadas.

    Publicado em 31/01/2018


    Copyright © 2014 - Autoestrada.com.br - todos os direitos reservados