Home > Notícias > Livro "Nonô do sonho à velocidade"
  • Notícias
  • Livro "Nonô do sonho à velocidade"
  • Por Claudio Larangeira

    Nonô: Do Sonho à Velocidade

    Foi lançado, na Biblioteca Pública Municipal "Benedicto Sérvulo de Sant'Anna", em Mogi das Cruzes, o livro “Nonô: do Sonho à Velocidade”. Editado pela Gramani Editora, o projeto conta com o apoio do Ministério da Cultura, através do Programa Nacional da Cultura, aprovado pela Lei Rouanet. A iniciativa conta com o patrocínio da Pro Automotive, Fadel, NGK do Brasil, Matrix, Ituran e das apoiadoras Egali, Nakata e Mobil Super.

    “Nonô – do Sonho à Velocidade” retrata a realidade dos pilotos, tendo como fio condutor as carreiras vitoriosas de Flávio Pagano de Figueiredo, o Nonô, e seu pai, Carol Figueiredo, cujas trajetórias se confundem com a própria evolução do automobilismo no Brasil. A narrativa busca mostrar não só as conquistas e resgata momentos importantes da história do automobilismo nacional, como o surgimento do kart, no início dos anos 60, e da Stock Car, nos anos 80. duas das categorias responsáveis por despertar a paixão de pilotar entre os jovens brasileiros e transformá-los em grandes campeões.

    A narrativa busca mostrar não só as conquistas e o sucesso, mas todas as dificuldades e obstáculos que um piloto deve superar. “Apesar de todo o glamour e encantamento que a mídia mostra, a vida de um piloto profissional é extremamente difícil, não somente pelos desafios técnicos para ser um vencedor e bom profissional, mas também pela questão financeira. São muitas as incertezas. Como dar o próximo passo? O que fazer no ano seguinte? Será que vou conseguir? Todo final de ano essas questões povoam a mente dos pilotos. É um período de muita ansiedade, dúvidas e insegurança”, revela Nonô Figueiredo.

    Nonô Figueiredo

    Filho de Carol Figueiredo, um dos maiores nomes do kartismo no Brasil, Nonô herdou do pai a paixão pela velocidade. Durante sua carreira, Nonô colecionou os títulos de campeão brasileiro e paulista de kart com participações destacadas no sul-americano e mundial da modalidade. No automobilismo, foi bicampeão brasileiro de F-Fiat, campeão da Stock Car Light e vice das 1000 milhas brasileiras. Fora do Brasil competiu na F-Ford norte-americana e na F-3 italiana. Foi o primeiro brasileiro a vencer no Sul-americano de Superturismo, foi vice-campeão do Vectra Challenge inglês e o primeiro brasileiro a competir no BTCC, o British Touring Car Championship, além de participações nas 24 horas de Daytona, Barcelona, Brno e na Porsche Supercup, em Monza, na Itália. Em 2015 sagrou-se campeão da Ginetta Cup, nos Estados Unidos. Em 2017, participou, junto com o piloto Marcio Basso, do campeonato europeu de GT, com uma Mercedes AMG GT3. Desde 2015, compete pela sua própria equipe, a Onze Motorsports, no Campeonato Brasileiro de Marcas. Em 2016, sagrou-se campeão brasileiro e na atual temporada é o líder da competição. Desde 2009, é piloto consultor da Porsche GT3 Cup Brasil, além de participar, com sucesso, das corridas de longa duração da categoria.

    A edição é bilíngue, português e inglês, tendo ainda uma tiragem especial em braile e uma versão digital para acesso pela internet no site de Nonô Figueiredo (www.nonofigueiredo.com.br) e no site da Confederação Brasileira de Automobilismo (www.cba.org.br). Os exemplares serão distribuídos gratuitamente e não estarão disponíveis para venda.

    A apresentação do livro é de Ingo Hoffmann, grande nome do automobilismo brasileiro e maior campeão da Stock Car, com 12 títulos conquistados em 30 anos de carreira.

    Publicado em 24/11/2017

    Claudio Larangeira -


    Copyright © 2014 - Autoestrada.com.br - todos os direitos reservados