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  • A marca japonesa quer ampliar ainda mais seu público no segmento das picapes médias e lança modelo voltado ao publico amante do off-road e aventura
  • Por Jorge Meditsch

    Dizem que em time que está ganhando não se mexe, mas a dinâmica do mercado automotivo não permite esse tipo de atitude. Quem quiser manter-se no topo tem que se antecipar às condições e exigências do mercado, ou corre o risco de ficar para trás.

    Assim, a Toyota não parece tranquila com a liderança de sua linha de picapes Hilux, que tem fãs tão ardorosos como torcedores de futebol, e apresentou entre os modelos 2018 duas novidades: a série especial Hilux SR Challenge com tração 4x4, câmbio automático de seis velocidades e motor diesel 2.8L, a Hilux SR 4x2 com câmbio manual de cinco velocidades.

    Novidade mais visível, lançada como série especial, a Hilux SR Challenge, baseada na versão SR, é essencialmente um pacote estético, que reforça as características visuais de design para o lado da robustez.

    Oferecida em apenas duas cores, branco e vermelho, a versão Challenge tem rodas de liga leve pretas de 17”, protetor de para-choques e faróis dianteiros e lanternas traseiras escurecidas. Um toque esportivo é dado à picape pelos adesivos tipo ‘pinceladas’ na lateral traseira da caçamba e pelo santantônio especialmente desenhado. A grade do radiador, maçanetas e estribo lateral tubular são pretos.

    Por dentro, os destaques são o acabamento dos bancos de tecido preto realçado por costuras vermelhas e o painel com detalhes pretos e uma linha vermelha destacada que corre de porta a porta (mesmo na opção branca).

    Os itens ‘obrigatórios’ para clientes classe média alta estão todos presentes: vidros elétricos com dispositivo antiesmagamento e função um toque para subida e descida, travas e retrovisores elétricos, volante com funções de áudio, telefone e comandos de voz e display de múltiplas funções em tela preto e branco. Não falta, é claro, a tela touchscreen de 7”, com funções de DVD, MP3 e entrada auxiliar de vídeo, que fornece informações de consumo de combustível exibe as imagens da câmera de ré.

    O motor diesel é o conhecido 1GD 2.8 litros de quatro cilindros em linha e 16 válvulas, com turbocompressor de geometria variável (TGV), intercooler e sistema de injeção eletrônica direta common rail. São 177 cv de potência a 3.400 rpm, e torque de 45,9 kgfm, entre 1.600 e 2.400 rpm.

    A expectativa inicial da Toyota é vender cerca de 200 unidades da Challenge por mês. O preço sugerido é de R$ 160.990.

    Segurança

    A Toyota Hilux é a única picape média nacional aprovada nos testes independentes de segurança do Latin NCAP com nota máxima (cinco estrelas) para passageiros dos bancos dianteiros e traseiros.

    Todas as versões da linha 2018 vêm com freios ABS com distribuição eletrônica (EBD), cintos de segurança dianteiros e traseiros com três pontos, airbags frontais (para motorista e passageiro) e um de joelho, além de imobilizador por código eletrônico na chave. Todas as versões cabine dupla também contam com sistema ISOFIX para fixação de cadeirinha para crianças no banco traseiro.

    Complementam o pacote de segurança das versões flex SRV 4x2 e 4x4 automáticas e as movidas a diesel, SRV e SRX, o Assistente de Reboque (TSC), Assistente de Subida (HAC), Controle Eletrônico de Estabilidade (VSC), Controle Eletrônico de Tração (A-TRC) e Assistente de Frenagens Emergenciais (BAS). A top de linha SRX ainda conta com Assistente de Descida (DAC) dois airbags laterais, um para o motorista e outro para o passageiro dianteiro, e dois de cortina.

    Modelo de entrada

    Para reforçar a linha de entrada, mais voltada para o uso no trabalho, a Toyota está ofertando a Hilux SR flex 4x2, com câmbio manual de cinco marchas. A versão vem bem equipada de série, com ar-condicionado manual, banco do motorista com ajuste de distância, inclinação e altura, coluna de direção com regulagem de altura e profundidade, computador de bordo, controle de velocidade de cruzeiro (piloto automático), direção hidráulica progressiva, farol alto de halogênio com nivelamento manual, faróis de neblina dianteiros, modos de condução ECO e Power, protetor de caçamba, retrovisor externo na cor preta com regulagem elétrica e indicador de direção, rodas de liga leve aro 17” e sistema de áudio digital com leitor de DVD, rádio com CD Player/MP3, conexão Bluetooth® com microfone localizado no console do teto, conexão USB e AUX, também compatíveis com iPod e iPhone. Tudo por R$ 108.990.

    O motor flex tem 163 cv de potência a 5.000 rpm usando etanol e 159 cv, também a 5.000 giros, com gasolina. O torque máximo é de 25 kgfm (com qualquer combustível), sempre a 4.000 rpm.

    Publicado em 31/10/2017

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