Home > Notícias > Mercedes-Benz patrocina festival de sustentabilidade e arte em São Paulo
  • Notícias
  • Mercedes-Benz patrocina festival de sustentabilidade e arte em São Paulo
  • Evento engloba diversas manifestações artísticas, com o uso mínimo de energia elétrica
  • Por Ricardo Panessa

    Com o patrocínio da Mercedes-Benz do Brasil, o Goethe-Institut e o MinC (Ministério da Cultura), realizam em São Paulo, nos próximos dias 12 e 13 de abril, o Prototype - Festival de Sustentabilidade na Arte. A iniciativa procura, por meio de manifestações artísticas inusitadas e surpreendentes, incorporar a sustentabilidade no cotidiano das pessoas.

    O evento, que estará aberto ao público, faz parte da Temporada “Alemanha Brasil 2013-2014” e será realizado na Praça Victor Civita, espaço em Pinheiros construído mediante critérios inovadores de sustentabilidade.

    O Prototype busca ser autossuficiente em termos energéticos, utilizando somente energia provida por pedaladas de bicicleta: a bike-geradora. Todas as atividades do festival têm o desafio de utilizar o mínimo de energia elétrica para sua realização.

    “Além de produzir veículos para o transporte de carga e de passageiros, temos o compromisso de garantir o futuro da mobilidade sustentável e contribuir para a preservação do meio ambiente. Prova disso, fomos pioneiros em comercializar um automóvel hibrido no Brasil e temos veículos que permitem uma excelente circulação na cidade, como o sistema BRT (Bus Rapid Transit)”, afirma Luiz Carlos Moraes, diretor de Comunicação e Relações Institucionais da Mercedes-Benz do Brasil.

    Festival prioriza o coletivo e a interatividade - Piquenique coletivo, ações participativas, instalações, pedalada, música ao vivo, bate-papos, intervenções de artistas nacionais e internacionais e várias outras atividades compõem a programação do Prototype, que busca priorizar o coletivo e a troca entre público e artistas.

    O Festival vai expor obras produzidas por alunos do CEU Jaguaré, como resultado de oficinas ministradas na semana anterior nesta unidade educacional da Prefeitura de São Paulo. Uma escultura chamada “Homem de Lixo” feita de material descartado é a proposta do grupo Urban Trash Art, dos artistas Rodrigo Machado e Pado. Questionando o consumo e tendo como matéria-prima o lixo, os jovens reutilizam de forma criativa esses materiais, dando forma a um ser humano.

    Também a dupla 44Flavours dos berlinenses Julio Rölle e Sebastian Bagge vai atrás de objetos antigos e sem utilização que guardam histórias curiosas, assim como os abrigos desses objetos. A atividade tem relação com a ideia de upcycling, ou seja, criar uma nova história para os objetos, valorizando-os.

    A Praça Victor Civita é um espaço em que a arte dialoga com a sustentabilidade e o bem estar, cenário ideal para abrigar o evento. Em um local com aproximadamente 14 mil metros quadrados e área verde com cerca de 80 árvores, a praça oferece à população um espaço que propõe reflexão sobre a preservação ambiental.

    Publicado em 10/04/2014


    Copyright © 2014 - Autoestrada.com.br - todos os direitos reservados