Home > Notícias > Ford apresenta boné eletrônico que alerta motorista sonolento
  • Notícias
  • Ford apresenta boné eletrônico que alerta motorista sonolento
  • Peça de vestimenta ainda é um protótipo e avisa que está na hora de descansar com sinais luminoso, vibratório e sonoro
  • Por Alessandro Reis

    A Ford apresentou hoje (6) o protótipo de um boné criado para alertar motoristas, especialmente de caminhões, que eles estão sonolentos e devem fazer uma pausa da estrada para descansar. O acessório, que não tem planos de lançamento comercial a "curto e médio prazos", ainda está em fase de testes e de certificação e poderá, no futuro, ser oferecido aos clientes.

    Ainda não há previsão de lançamento comercial do acessório

    O boné aparentemente é uma peça de vestimenta comum, mas traz embutida uma central eletrônica e dois sensores de movimento - um giroscópio e um acelerômetro, daqueles usados em telefones celulares, para analisar o movimento da cabeça do motorista e avaliar se ele apresenta sinais de sonolência. Os parâmetros partem de uma base de dados montada por meio de um estudo dos movimentos de condutores em condições ideais e também quando demonstram cansaço.

    O Boné Alerta, como é chamado pela Ford, traz três modalidades de aviso: por vibração, sonora e tamém luminosa, por meio de dois pequenos LEDs instalados na aba.

    Publicado em 06/10/2017


    Copyright © 2014 - Autoestrada.com.br - todos os direitos reservados