Home > Notícias > Carro traz cabine voadora, acoplada em drone, para fugir de congestionamentos
  • Notícias
  • Carro traz cabine voadora, acoplada em drone, para fugir de congestionamentos
  • Conceito foi desenvolvido em conjunto com a Airbus e o estúdio Italdesign, fundado por Giorgetto Guigiaro
  • Por Alessandro Reis

    O estúdio Italdesign, fundado por Giorgetto Giugiaro, designer responsável por projetar o Golf original, e a fabricante de aviões Airbus apresentaram um protótipo de automóvel capaz de escapar dos congestionamentos.

    Ideia é conceito modular

    Se você imagina que o conceito vai trazer tecnologias de monitoramento em tempo real do tráfego e apresentar rotas alternativas, como no aplicativo Waze, esqueça: a proposta é ao mesmo tempo mais simples... e complexa. De acordo com o site Automotive News, o conceito vai trazer um chassi destacável da cabine, que, por sua vez, terá um drone acoplado para sair voando, acima do engarrafamento, até pousar em segurança no destino final.

    O conceito de chassi com carroceria modular não é novo: em 1982, a Italdesign, hoje pertecente ao Grupo Volkswagen, apresentou o protótipo Italdesign Capsula no Salão de Turim (Itália), trazendo ideia bem parecida, exceto a parte do drone: o veículo trazia o chassi, integrado ao trem de força (motor, câmbio, eixos e rodas), que podia ser “personalizado” com diferentes tipos de carroceria, podendo transformar o carro de minivan familiar em uma picape ou até uma ambulância.

    No protótipo moderno, a “base” deve ter propulsão elétrica e condução autônoma. Em caso de o tráfego parar, um drone vai levantar a cabine e levar os passageiros via aérea, também de forma autônoma, até o endereço previamente indicado. O Automotive News não traz detalhes sobre, por exemplo, como a “base” vai reencontrar o chassi voador, nem a respeito da autonomia (de rodagem e de voo).

    Publicado em 21/07/2017


    Copyright © 2014 - Autoestrada.com.br - todos os direitos reservados