Home > Notícias > Porsche usa tecnologia autônoma para criar instrutor virtual de corrida
  • Notícias
  • Porsche usa tecnologia autônoma para criar instrutor virtual de corrida
  • Modo autônomo de condução ensina o aspirante a piloto a frear, acelerar e contornar curvas do jeito certo
  • Por Alessandro Reis

    Carros autônomos em um futuro próximo são um caminho sem volta, considerando os investimentos de milhões de dólares feitos pelas principais montadoras para desenvolver veículos que rodam sem motorista. Mas como essa tecnologia pode trazer benefícios para os clientes que gostam e fazem questão de dirigir, especialmente frequentadores de track days?

    A Porsche tem uma boa notícia para esse público. De acordo com entrevista de Oliver Blume, o chefão da marca alemã, para o site “CarAdvice”, a Porsche está desenvolvendo um modo autônomo de condução para ensinar o aspirante a piloto a frear, acelerar e contornar curvas do jeito certo em uma pista de corrida. A depender da eficiência dessa novidade, ainda sem data de lançamento, o futuro dos pilotos-instrutores parece estar ameaçado.

    Orientações são baseadas na pilotagem de Mark Webber

    Internamente, o recurso é chamado de “Modo Mark Webber”, em alusão ao ex-piloto de Fórmula 1 e atual integrante da equipe da Porsche em Le Mans. A ideia é que, virtualmente, Weber demonstre na pista suas habilidades e os principais fundamentos do automobilismo. É como se o ex-piloto da Red Bull pilotasse para você ao apertar de um botão

    Os tempos de volta, os pontos de frenagem e as linhas de contorno das curvas feitos pelo “Mark Webber robô” são registrados pelo veículo, como uma espécie de telemetria, e comparados com os dados registrados quando o usuário assume o volante. Assim, se o aprendiz for mais lento que o mestre cibernético (provavelmente será), ele poderá comparar seu desempenho ao de Weber para se aprimorar – como, por exemplo, frear mais tarde em determinada curva.

    Segundo Blume, apesar da tecnologia, “a coisa mais importante para clientes da Porsche é sempre dirigir”, indicando que não faz parte dos planos da montadora de Suttgart, ao menos em um futuro próximo, oferecer uma linha de veículos totalmente autônomos.

    Publicado em 21/07/2017


    Copyright © 2014 - Autoestrada.com.br - todos os direitos reservados