Home > Notícias > Detran-SP faz campanha incentivando sorriso na foto da CNH
  • Notícias
  • Detran-SP faz campanha incentivando sorriso na foto da CNH
  • Órgão de trânsito paulista, a exemplo de estados como Minas, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro, permitem mostrar os dentes na imagem do documento
  • Por Alessandro Reis

    O fotógrafo Filipe Borges, de 33 anos, chamou a atenção ao publicar na sua conta no Faceebook uma foto sorrindo na sua CNH (Carteira Nacional de Habilitaçnao), emitida em Minas Gerais. No post, Borges relatou que fez a foto para renovar a habilitação e enfrentou resistência da responsável pela emissão do documento, que na ocasião teria alegado não ser possível sorrir na imagem de identificação da carta. A tal funcionária consultou o Detran local e acabou liberando o desejo do condutor, informando que não há restrições.

    Motorista de Minas chamou a atenção ao renovar CNH com foto sorrindo

    Na verdade, o que é permitido ou não na foto da CNH depende das regras estabelecidas pelo Detran (Departamento de Trânsito) de cada estado. Por conta da repercussão, o Detran de São Paulo lançou uma campanha incentivando os condutores regiistrados no estado a sorrirem na imagem da CNH, chamada de "Vai ter Sorrisão". Além de São Paulo e Minas, estados como Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul não fazem objeção ao sorriso no documento.

    O Detran paulista esclarece que os motoristas façam a foto com acessórios em geral, desde que não cubram parcial ou totalmente o rosto, nem façam sombra sobre ele. Vale até boné com a aba para trás (para frente, não pode, por causa da sombra no rosto), além de óculos de grau com lentes antirreflexo e hábitos religiosos que permitam identificar o condutor (burka, por exemplo, não pode).

    Publicado em 14/07/2017


    Copyright © 2014 - Autoestrada.com.br - todos os direitos reservados