Home > Notícias > Argentina anuncia benefício fiscal para veículos elétricos e híbridos
  • Notícias
  • Argentina anuncia benefício fiscal para veículos elétricos e híbridos
  • País vizinho isenta do Imposto e Importação os elétricos importados total ou parcialmente desmontados, desde que suas montadoras tenham fábrica local
  • Por Alessandro Reis

    O governo argentino anunciou a isenção do equivalente ao nosso Imposto de Importação na venda de automóveis 100% elétricos que forem montados no país vizinho em regime CKD, ou seja, com todas as peças importadas e montagem local - o benefício também vale para modelos que chegarem importados com montagem parcial. Além disso, a Argentina baixou de 35% para 2% o tributo para elétricos que desembarcarem prontos no país e redução para 5% para os híbridos.

    Alíquota para os híbridos foi reduzida a 5%

    A medida tem validade de três anos e vale somente para montadoras que têm fábrica estabelecida em território argentino, com limite de 6.000 unidades anuais. Veículos com peso inferior a 550 kg também ficam fora do benefício, que tem o objetivo de estimular as vendas dos "carros verdes", com zero emissões (no caso dos elértricos) ou emissões baixas (híbridos, que combinam motor elétrico e a combustão).

    Hoje, o único automóvel do tipo comercializado no país é o Toyota Prius, também vendido no Brasil pelo preço sugerido de R$ 126,6 mil. De acordo com o jornal "Clarín", a Argentina já homolou os elétricos Nissan Leaf e Renault Kangoo Z.E., além do Volkswagen Touareg híbrido, que legalmente já poderiam ser oferecidos no mercado local, mas não estão ainda à venda por conta justamente dos preços elevados - que o incentivo fiscal vai baixar.

    O Brasil também isenta os elétricos do Imposto de Importação e não exige que suas montadoras tenham plantas estabelecidas no país. Já a alíquota para os híbridos varia entre 0% e 7%.

    Publicado em 16/05/2017


    Copyright © 2014 - Autoestrada.com.br - todos os direitos reservados