Home > Notícias > Volkswagen desiste de transmissão automatizada de 10 marchas
  • Notícias
  • Volkswagen desiste de transmissão automatizada de 10 marchas
  • Montadora estava desenvolvendo câmbio de dupla embreagem e dez velocidades para modelos com torque alto
  • Por Alessandro Reis

    Depois de um executivo da BMW afirmar que a marca com o passar dos anos vai abandonar o câmbio automatizado de dupla embreagem, para adotar transmissões automáticas convencionais, com conversor de torque, chegou a vez de a Volkswagen recuar no desenvolvimento de uma caixa com essa tecnologia, que teria dez marchas.

    De acordo com a agência "Automotive News", citando Friedrich Eichler, chefe de desenvolvimento de motores da VW, a empresa interrompeu o desenvolvimento da transmissão há cerca de dois meses, quando o protótipo em desenvolvimento foi destruído. Anunciada em 2013, ela seria usada em motores com torque elevado, acima dos 55 kgfm, trazendo as vantagens características das unidades de duas embreagens: baixo peso e trocas muito rápidas de marchas.

    Bugatti Chiron já usa transmissão de duas embreagens e sete marchas

    O executivo, no entanto, não esclareceu o motivo para arquivar o projeto, limitando-se a dizer que seu desenvolvimento começou em uma época na qual a filosofia na Volks era "quanto maior, melhor". A partir do fim de 2015, a Volkswagen teve de rever seus planos por conta do "dieselgate", escândalo envolvendo manipulação de testes de emissões de poluentes em motores a diesel da marca, que resultou em bilhões de dólares em prejuízo com multas, recalls e indenizações.

    Agora, a empresa está focando seus recursos para criar e colocar no mercado veículos 100% elétricos, embora tenha recentemente lançado, por meio da Bugatti (que pertence à Volks) o Chiron, com seu motor W16 de 1.500 cv. Por sinal, Chiron já tem uma caixa de dupla embreagem e sete marchas que dá conta de suportar seus 163,2 kgfm de torque.

    Diferentemente da BMW, a Volkswagen não descarta continuar com os automatizados de duas embreagens e admite que pode retomar no futuro o projeto da transmissão de dez velocidades com essa tecnologia. Recentemente, a Ford e a General Motors anunciaram a chegada da transmissão automática de dez marchas, que vai equipar a linha 2018 do Mustang, que chega ao Brasil no fim deste ano, pela primeira vez com importação oficial da Ford.

    Publicado em 09/05/2017


    Copyright © 2014 - Autoestrada.com.br - todos os direitos reservados