A Porsche lançou no Brasil a segunda geração do sedã esportivo Panamera, que chega em três versões e preços sugeridos entre R$ 758 mil e R$ 981 mil. Além de maior e mais tecnológico, o modelo alemão foi redesenhado, com destaque para o visual mais harmonioso da traseira na comparação com o Panamera anterior - agora, o design está mais próximo daquele exibido por cupês da Porsche, como o 911 e o 718 Cayman.
A versão "de entrada" é a 4S (R$ 758 mil), que traz sob o capô motor 2.9 V6 de 440 cv e, de acordo com a fabricante, é capaz de acelerar de zero a 100 km/h em apenas 4,2 segundos. A intermediária 4S Executive, por sua vez, custa R$ 807 mil e traz mesmo trem de força, diferenciando-se pelo entre-eixos alongado em 15 cm.
A configuração de topo Turbo, por sua vez, tem o preço de R$ 981 mil e troca o V6 por um V8 de 550 cv para sair da imobilidade e alcançar os 100 km/h em 3,6 segundos, credenciando-se como um dos sedãs produzidos em série mais rápidos do mundo. A transmissão é automatizada PDK de dupla embreagem e oito marchas. Nessa versão, o Panamera ganhou 30 cv na comparação com o Turbo de primeira geração.
Dentre as novidades tecnológicas do novo Panamera está o eixo traseiro esterçante, como no 911, para facilitar o contorno de curvas em alta velocodade. Além disso, a novidade conta com requintes como suspensão a ar com barras estabilizadoras ativas, que ajustam automaticamente sua rigidez conforme velocidade, inclinação da carroceria e condições do piso.
Publicado em 20/02/2017