Home > Notícias > Lexus inicia recall para o sedã IS 300 por falha em airbag
  • Notícias
  • Lexus inicia recall para o sedã IS 300 por falha em airbag
  • Convocação afeta 26 unidades do carro, que podem apresentar defeito na bolsa inflável dianteira no lado do passageiro
  • Por Alessandro Reis

    A Toyota iniciou um recall envolvendo 26 unidades do sedã de luxo Lexus IS 300, fabricadas entre 15 de fevereiro e 14 de setembro de 2012, com código alfanumérico JTHBG2626* e chassis com os seguintes intervalos: C5002916 a C5003137 e D5003141 até D5003379.

    Reparo será concluído apenas a partir de 3 de abril

    De acordo com a fabricante, os proprietários dos veículos convocados devem agendar em uma concessionária Lexus, a partir de amanhã (19), o reparo do airbag dianteiro no lado do passageiro. Os Lexus que integram a campanha preventiva podem apresentar problema no deflagrador da bolsa inflável, com risco de rompimento inadequado em caso de acionamento do equipamento, podendo projetar fragmentos metálicos dentro da cabine. O defeito traz risco de lesões graves e até fatais aos ocupantes.

    O reparo vai acontecer em duas etapas. Na primeira, após o agendamento, o airbag dianteiro do passageiro será desativado, com a aplicação de etiqueta no painel do carro, alertando para esse desligamento temporário. A segunda etapa começa no próximo dia 3 de abril, quando o deflagrador será substituído e o airbag, reativado, com a remoção da etiqueta de alerta.

    O defeito na bolsa inflável integra o recall global envolvendo airbags fabricados pela Japonesa Takata, que envolve milhões de veículos em diferentes países. Recentemente, a Takata firmou acordo com o Departamento de Justiça dos Estados Unidos, comprometendo-se a pagar cerca de US$ 1 bilhão (aproximadamente R$ 3,2 bilhões) em multas e compensações relacionadas ao problema. Pelo menos 11 pessoas morreram em acidentes com carros que estavam equipados com bolsas infláveis defeituosas da Takata.

    Publicado em 18/01/2017


    Copyright © 2014 - Autoestrada.com.br - todos os direitos reservados