Home > Notícias > Após recorde de vendas em 2016, fabricantes fecham fábricas nos EUA à espera de queda em 2017
  • Notícias
  • Após recorde de vendas em 2016, fabricantes fecham fábricas nos EUA à espera de queda em 2017
  • GM já paralisou cinco fábricas e Ford e FCA também estão suspendendo atividades em diversas instalações nos EUA. Previsão para 2017 é de ligeira queda na procura por carros novos
  • Por Jorge Meditsch

    As fabricantes de carros americanas não preveem um 2017 feliz. Antecipando uma queda nas vendas após obterem resultados recorde em 2016, várias marcas estão paralisando as atividades de suas fábricas para adequarem os estoques nos pátios às previsões para o próximo ano.

    O anuncio mais recente veio da Ford, que irá suspender temporariamente a fabricação de picapes de vans na fábrica de Kansas City. Paralelamente, a GM anunciou que vai parar o segundo turno de uma de suas fábricas que produz três sedãs, além do híbrido Chevrolet Volt. No total, a General Motors irá paralisar temporariamente cinco fábricas, além de suspender turnos em outras três. A consequência será a eliminação, por tempo ainda indefinido, de cerca de 3.300 empregos por operário horistas.

    Além de menos vendas, há mudanças na preferência dos consumidores, que voltam a procurar carros maiores e menos econômicos

    A GM já havia dispensado mais de mil trabalhadores ao fechar um turno da fábrica de Orion Township, no estado de Michigan, onde produz o subcompacto Sonic. A instalação havia começado recentemente a fazer o carro elétrico Chevy Bolt.

    A FCA fechou sua linha de montagem em Sterling Heights, estado de Michigan, eliminando 1.700 postos de trabalho. Lá era feito o sedã médio Chrysler 200, que não atingiu o sucesso esperado. A FCA decidiu parar de fazer carros pequenos nos EUA e, por isso, fechou também sua fábrica de Belvidere, estado de Illinois. As duas fábricas poderão voltar à atividade eventualmente para fazer picapes médias, como a próxima geração da Ram 1500.

    As vendas de carros nos EUA poderão fechar o ano em torno de 17,5 milhões de unidades, completando três anos de recordes. Mas os últimos meses já registram quedas na procura por veículos novos, uma tendência que, se continuar, vai levar a uma redução nas vendas em 2017.

    Publicado em 23/12/2016


    Copyright © 2014 - Autoestrada.com.br - todos os direitos reservados