A linha 2017 do Jeep Renegade foi apresentada no Salão do Automóvel de São Paulo, que vai até o próximo domingo (20) na capital paulista, e traz como principal novidade é o ganho de potência no motor 1.8 flex, que cresceu 7 cv, chegando a 139 cv, com redução no consumo de até 10%, de acordo com a fabricante. O torque também subiu: era de 19,1 kgfm a 3.750 rpm e agora é de 19,3 kgfm, na mesma faixa de rotação.
Para entregar mais desempenho e beber menos, o propulsor recebeu uma série de modificações, dentre elas o sistema de partida a frio sem tanquinho auxiliar de gasolina. Além disso, incorporou coletor de admissão variável, sistema start-stop (que desliga automaticamente o motor em paradas rápidas para poupar combustível), indicador de troca de marchas no painel, óleos de baixo atrito para motor e transmissão e pneus de baixa resistência à rolagem, com monitoramento de pressão. O SUV ganhou, ainda, aprimoramentos no alternador e na bomba de combustível.
Aqueles que priorizam o desempenho em detrimento do consumo também contam com um novo recurso nas versões 1.8 flex: o botão Sport, que, quando acionado, muda o mapeamento do motor e do acelerador, entregando respostas mais rápidas - nos modelos flex com transmissão automática de seis marchas, esse recurso posterga as trocas de marchas, justamente para reforçar a agilidade do veículo. Com esse motor, a transmissão manual de cinco marchas continua sendo oferecida.
O utilitário esportivo mantém sem alterações o motor 2.0 turbodiesel de 170 cv e 25,7 kgfm, sempre associado à transmissão automática de nove velocidades.
O Renegade 2017 flex também passa a contar com a versão Limited como opção topo de linha, exibindo pintura prata na grade do motor, nas barras de teto e na capa dos retrovisores externos, além de contar de série com bancos de couro, sensor de chave, central multimídia com tela de sete polegadas, faróis de xenônio, sensores de faróis e de chuva, rebatimento elétrico dos retrovisores e retrovisor interno com sistema antiofuscante.
As demais configurações também ganharam mais equipamentos de série. A Sport, por exemplo, agora vem com porta-óculos, barras de teto, banco do passageiro rebatível e dotado de porta-objetos sob o assento e central multimídia de cinco polegadas com GPS e câmera de ré - esse último item está disponível para a versão Sport com motor 2.0 turbodiesel.
Os preços sugeridos vão de R$ 72.990 (versão 1.8 Flex, de entrada) e chegam a R$ 136.990 (Renegade Trailhawk).
Publicado em 17/11/2016