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  • Alfa Romeo revela o Stelvio, primeiro SUV da marca italiana
  • Uitlitário esportivo de porte médio compartilha plataforma, câmbio e motores com o sedã Giulia. Versão Quadrifoglio tem 512 cv
  • Por Alessandro Reis

    Depois de marcas esportivas tradicionais lançarem SUVs, como Jaguar (F-Pace) e Maserati (Levante), chegou a vez da Alfa Romeo apresentar seu veículo de carroceria e suspensões elevadas. A montadora italiana, que pertence à FCA (Fiat-Chrysler), revelou o Stelvio, que compartilha mecânica com o sedã Giulia e, como ele, será comercializado no mercado norte-americano, além do europeu e de outros países - a volta da Alfa ao Brasil é especulada, mas não confirmada pela montadora.

    O Stelvio traz linhas bastante parecidas com as do Giulia e lembra uma versão "anabolizada" do sedã, com o qual também compartilha a plataforma e muitos itens da cabine. Como no três volumes, o Stelvio traz motor 2.0 turbo de quatro cilindros nas versões de entrada, que rendem 284 cv de potência e 42,30 kgfm de torque.

    SUV será lançado no ano que vem para diferentes mercados, como o norte-americano

    Como no Giulia, a versão mais interessante é a topo de linha Quadrifoglio, que conta com motor V6 biturbo de 2,9 litros desenvolvido em parceria com a Ferrari, que rende 512 cv e 61,24 kgfm e é capaz de sair da imobilidade e atingir os 96 km/h em 3,9 segundos - um décimo de segundo mais lento que o Giulia com a mesma motorização.

    Independentemente da versão, o câmbio é automático de oito marchas, conectado a um sistema de tração integral. Para maior estabilidade em curvas, as configuraçõles de entrada trazem diferencial traseiro deslizante, enquanto na Quadrifoglio o diferencial é mais sofisticado, por vetorização de torque.

    Todas as configurações do Stelvio trazem, em nome da redução no peso, portas, para-lamas e partes da suspensão e do chassi feitos de alumínio, garantindo uma distribuição de massa próxima dos 50% em cada eixo. As suspensões são independentes nas quatro rodas e, na versão mais potente, são do tipo ajustável e adaptativo.

    Publicado em 16/11/2016


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