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  • Jeep Compass: personalidade forte e preços competitivos
  • O Jeep Compass foi desenvolvido e lançado no Brasil e, com bom equipamento e preços competitivos, deve dar trabalho à concorrência
  • Por Jorge Meditsch

    Enfrentar desafios é uma qualidade que se espera de um real utilitário esportivo. O Jeep Compass criado e fabricado no Brasil, cumpre esse requisito duas vezes: além de capaz de encarar estradas ruins e terrenos difíceis, chega em meio a um dos períodos mais complicados para o mercado automobilístico brasileiro.

    Como o desenvolvimento de um modelo novo demora vários anos e, provavelmente por isso, a Fiat Chrysler não teve como adiar o lançamento do novo modelo, que aproveita a estrutura da fábrica pernambucana da Jeep, a mais moderna do grupo ítalo-americano. Além disso, o Compass nasce para conquistar o mundo: a partir de 2017 será produzido em outros países e vendido em cerca de cem outros mercados.

    Cara de Jeep

    A identidade da marca Jeep está clara na grade dianteira com sete barras verticais do Compass, mas não fica só nisso. Suas linhas fogem da ‘fluidez’ que parece igualar o design da maioria dos utilitários esportivos e crossovers das mais vairadas marcas. Ele tem linhas mais claras e simplificadas, apesar do teto inclinado para a traseira, que lhe dá um toque de dinamismo. Tem personalidade, ninguém vai precisar conferir o logotipo para descobrir sua marca.

    Internamente, o Compass é acolhedor e confortável, exibindo materiais de boa qualidade, agradáveis ao toque, de maneira geral. Da mesma forma que no exterior, o design interno também é caracteristicamente Jeep, sem que uma pretensão a tornar o ambiente mais requintado prejudique a clara tendência pela simplicidade utilitária.

    Como já aconteceu com o Renegade, o Compass traz escondidos algumas brincadeiras – detalhes curiosos como, na moldura do vidro traseiro, a silhueta do monstro do Lago Ness, ou uma lagartixa entre o capô e o para-brisa dianteiro. As crianças vão adorar.

    Rodando

    No lançamento do Jeep Compass, realizado em Recife, só tivemos a oportunidade de andar com as versões equipadas com motor diesel, com o mesmo trem de força adotado pelo Renegade e pela picape Fiat Toro. Em termos de motor e cãmbio (o automático com nove velocidades), o Compass se mostra altamente competente, com uma rápida aceleração, trocas de marchas imperceptíveis e pouca vibração. A direção elétrica também atua com eficência, leve ao manobrar e firme em alta velocidade.

    A Jeep inventou o SUV para uso civil, até mesmo para uso urbano. Na década de 1960, oferecia no Brasil a Rural Willys com opções 4x4 e com tração traseira. A classificação SUV não havia sido inventada, mas o modelo tinha exatamente esse espírito, apesar de longe de ser sofisticado

    A suspensão é firme sem se mostrar desconfortável, transmitindo segurança nas curvas apesar a altura do carro e da posição elevada do motorista. Para enfrentar pó, poeira, lama, areia e outros inconvenientes, o Compass conta, nas versões mais completas, com tração integral inteligente, com todos aqueles sistemas que transformam qualquer motorista urbano com um pouco de bom senso num valente desbravador de trilhas tenebrosas.

    Bem ‘recheado’

    Entre os pontos fortes que o Compass traz para enfrentar a forte concorrência no setor dos utilitários esportivos e afins está a vasta gama de equipamentos sofisticados, a começar pela chave de presença, que não é preciso tirar do bolso ou da bolsa para abrir a porta ou dar partida no motor. O acessório também permite ligar o motor à distância, acionando junto o ar-condicionado, para que os ocupantes encontrem o interior numa temperatura agradável mesmo debaixo do sol forte ou – em regiões mais ao sul do país – em madrugadas geladas.

    Telas configuráveis, comandos no volante para o som, telefonia e navegação, comandos elétricos para os bancos do motorista e passageiro também fazem parte da gama de acessórios de série ou opcionais disponibilizados. Não poderia faltar, evidentemente, um sistema completo de multimídia com conexões Bluetooth e USB, sistema de som, etc.

    A segurança ativa inclui vários itens e sistemas eletrônicos, como controle de estabilidade, sistema anticapotamento, monitoramento dos pneus, piloto automático, sistemas de ajuda para partida em subidas ou descidas e faróis de neblina que fucionam como auxiliares nas curvas mais fechadas. A direção também possui um sistema que induz o motorista a corrigir o esterço em caso de necessidade. No topo da gama, ainda tem o Park Assist, que faz as manobras de estacionamento automaticamente em vagas paralelas ou transversais.

    Foi uma pena não termos tido a oportunidade de experimentar o novo motor flexível 2.0 de 166 cv, casado com câmbio automático de seis marchas e tração dianteira. Ele só foi mostrado posteriormente ao lançamento, num evento limitado a que não comparecemos. Deve ser a opção mais vendida do modelo.

    O Compass tem garantia de três anos, extensível para quatro ou cinco com a aquisição de um pacote pré-pago de revisões, que pode ser diluído no financiamento na hora da compra.

    Versões e preços

    Sport flex - R$ 99.990 Longitude flex – R$ 106.990

    Longitude diesel - R$ 132.990 Limited flex - R$ 124.990

    Trailhawk diesel - R$ 149.990

    Publicado em 03/11/2016

    Divulgação -


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