Home > Notícias > Mercedes apresenta sua 1ª picape de luxo, ainda como conceito
  • Notícias
  • Mercedes apresenta sua 1ª picape de luxo, ainda como conceito
  • Marca alemã apresentou na Suíça a Concept X-Class, que divide plataforma e vários componentes com a nova Nissan Frontier
  • Por Alessandro Reis

    Depois de muita especulação e esboços veiculados na internet, a Mercedes-Benz finalmente revelou as primeiras fotos oficiais da sua primeira picape. Ainda na forma de protótipo, o utilitário de porte médio exibido em evento na Suécia nesta semana traz o nome Concept X-Class e compartilha plataforma com a nova Nissan Frontier e a Renault Alaskan, que ainda não estão disponíveis no mercado brasileiro. A picape virá exclusivamente com cabine dupla e será lançada em vários países, já com a nomenclatura Classe X, até o fim de 2017 e deverá desembarcar aqui nos meses seguintes.

    A fabricação, inclusive, será concentrada na fábrica da Nissan em Barcelona, na Espanha, graças à parceria da marca alemã com o Grupo Renault-Nissan. Também será montada em outros países, como na Argentina, de onde será exportada para o Brasil - mais precisamente da fábrica da Renault em Córdoba, e não na planta da própria Mercedes-Benz em Buenos Aires.

    Utilitário será lançado na Europa, Austrália e África do Sul até o fim de 2017. Na sequência, virá para o Brasil, com produção na Argentina

    Embora compartilhe estrutura, vários componentes mecânicos e até diversos painéis de carroceria com a Frontier e a Alaskan, a Classe X traz frente com desenho bastente diferente, onde se destaca a grade de grandes dimensões com a estrela da Mercedes-Benz ao centro, ladeada por uma barra horizontal cromada. Os faróis são pequenos e posicionados no alto, junto às laterais do capô. As laterais da picape, no entanto, são praticamente idênticas às do modelo da Nissan, exceto por detalhes como o contorno das caixas de roda.

    Em um dos protótipos mostrados pela Mercedes, a Concept X-Class conta com tampa da caçamba vazada, como uma grade, rodeada por lanternas de LEDs. Quanto aos dados técnicos, ainda não são conhecidos muitos detalhes, mas já se sabe que a versão topo de linha terá um motor V6 turbodiesel sob o capô, com transmissão automática. Também haverá a oferta de motores de quatro cilindros a gasolina e a diesel, sempre turbinados, possivelmente com opção de câmbio manual.

    A capacidade de carga será de pouco mais de uma tonelada, na média para o segmento, enquanto a tração 4x4, como nos utilitários esportivos da empresa alemã, terá gerenciamento eletrônico. As versões mais caras, inclusive, poderão trazer suspensão pneumática ajustável.

    Por dentro, a picape Classe X vai contar com o acabamento luxuoso de alto padrão típico de automóveis Mercedes-Benz, combinando couro, madeira e metais e sistemas avançados de segurança, como sistema de detecção de pontos cegos, alerta de colisão, frenagem automática de emergência, assistente de permanência na faixa de rodagem e monitoramento do entorno do veículo com câmeras, para facilitar as manobras.

    Publicado em 26/10/2016


    Copyright © 2014 - Autoestrada.com.br - todos os direitos reservados