A Honda apresentou nesta semana a quinta geração do SUV médio CR-V, que chega ao Brasil via importação em 2017, depois do lançamento no mercado norte-americano, previsto para o primeiro trimestre do ano que vem. O utilitário esportivo mantém o compartilhamento de plataforma e vários componententes com o Civic e vai ganhar várias das novidades recentemente introduzidas para o sedã da fabricante de origem japonesa.
Uma delas está sob o capô: o CR-V vai trazer, nas configurações mais caras, o mesmo motor 1.5 turbo de injeção direta que equipa a versão topo de linha do Civic, porém calibrado para render mais: 193 cv de potência e 24,7 kgfm de torque, contra 174 cv e 22,4 kgfm do Civic Touring. Como no sedã, o câmbio é CVT, com relações continuamente variáveis, que prioriza o baixo consumo de combustível.
Na versão de entrada LX, o novo CR-V será equipado com motor 2.4 naturalmente aspirado, capaz de render 184 cv e quase o mesmo torque (24,8 kgfm). No Brasil, a quarta geração do modelo traz sempre o motor 2.0 aspirado de 155 cv e 19,5 kgfm, que poderá ser mantido aqui na configuração mais barata, em nome de preço mais competitivo.
Na parte visual, o CR-V exibe dianteira totalmente nova e parecida com a do novo Civic, inclusive trazendo faróis totalmente iluminados por LEDs, como no na configuração Touring do três volumes. Na traseira, as lanternas continuam posicionadas junto à coluna C, mas agora têm um prolongamento horizontal, avançando sobre a tampa do porta-malas, lembrando um pouco os SUVs da Jeep. O nicho da placa, por sua vez, abandonou a posição centralizada na traseira e agora fica na base da tampa traseira, junto ao para-choque.
Outra modificação no SUV da Honda é a grade dianteira ativa, que abre automaticamente em situações nas quais o motor precisa de mais arrefecimento e fecha sozinha para melhorar a aerodinâmica e, com isso, reduzir o gasto de combustível.
Por dentro, a cabine também mudou, contando com painel de instrumentos digital nas configurações mais completas, central multimídia compatível com os sistemas Apple Car Play e Android Auto e recursos eletrônicos de reforço à segurança, tais como controle de velocidade de cruzeiro adaptativo, farol alto automático, aviso de colisão frontal, alerta de mudança de faixa e de ponto cego e detector de pedestres.
Publicado em 14/10/2016