Home > Notícias > Na quinta geração, Discovery emagrece quase 500 kg e ganha novo visual
  • Notícias
  • Na quinta geração, Discovery emagrece quase 500 kg e ganha novo visual
  • Modelo da Land Rover abandona estrutura de carroceria sobre chassi e agora é monobloco. Visual lembra o Discovery Sport
  • Por Alessandro Reis

    Gradualmente, a Land Rover vai atualizando sua linha de SUVs e agora é a vez de rejuvenascer um clássico da marca britânica, o Discovery, cujas imagens da quinta geração foram reveladas oficialmente. O novo Discovery finalmente abandona o formato de "caixote", que ostentou durante décadas, para adotar um visual mais alinhado com modelos recentes da montadora, como o Range Rover Evoque e, principalmente, o Discovery Sport, que é mais compacto e tem fabricação no Brasil.

    Inspirado no conceito Discovery Vision, que apareceu no Salão de Nova York (EUA) de 2014, o novo utilitário esportivo inglês traz faróis mais estreitos e altos, bem junto ao capô, e mede 4,97 m de comprimento (mais 15 cm em relação ao seu antecessor), 1,84 m de altura, 2,07 m de largura e 2,92 m de distância entre-eixos (que cresceu 4 cm).

    Modelo deve ser uma das atrações da marca inglesa em Paris

    As mudanças, evidentemente, não estão restritas ao design e são ainda mais profundas do que aparentam. Pela primeira vez, o Discovery abandona a estrutura clássica de SUVs, com carroceria sobre chassi de longarinas, como em picapes e caminhões, para adotar uma concepção bem mais moderna, de carroceria monobloco, como em automóveis de passeio.

    Além disso, o uso extensivo de alumínio na carroceria (85%), a exemplo do que foi feito com o novo Range Rover, resultou na redução de até 480 kg em relação ao peso total. Na Europa, serão quatro opções de motor, das quais apenas uma terá propulsão a gasolina: V6 3.0 de 340 cv. As demais serão turbodiesel: duas delas com cilindrada de dois litros e potências de 180 cv e 240 cv e outra 3.0 V6 de 258 cv. Independentemente da motorização escolhida, a transmissão é automática de oito marchas da ZF, já disponível em outros modelos da marca.

    Como manda a tradição na Land Rover, o novo Discovery traz de série, desde a versão de entrada, tração 4x4 com reduzida e quatro modos diferentes de condução, que variam de acordo com o tipo de pavimento.

    A novidade deverá estar exposta também no Salão do Automóvel de São Paulo, em novembro, e as vendas no Brasil começam em 2017, via importação.

    Publicado em 28/09/2016


    Copyright © 2014 - Autoestrada.com.br - todos os direitos reservados