Home > Notícias > Peugeot 5008 deixa de ser minivan e vira SUV na 2ª geração
  • Notícias
  • Peugeot 5008 deixa de ser minivan e vira SUV na 2ª geração
  • Modelo, que compartilha mecânica e uma série de componentes com o 3008, será oficialmente apresentado em outubro em Paris
  • Por Alessandro Reis

    Depois de mostrar a segunda geração do 3008, que abandonou o visual crossover para adotar de vez as formas de um SUV, a Peugeot repetiu a fórmula com o 5008, "irmão maior" que não está disponível no mercado brasileiro.

    No caso do 5008, o modelo deixou de ser uma minivan familiar, que inclusive compartilhava vários componentes com C4 Picasso e Grand C4 Picasso, da co-irmã Citroën, para assumir de vez as características de utilitário esportivo. Essa mudança fica evidente ao observar como a distância do assoalho para o solo cresceu, bem como a altura total do Peugeot.

    A apresentação oficial será apenas no Salão de Paris, aberto ao público de 1º a 16 de outubro na capital francesa, mas a montadora já divulgou algumas fotos oficiais do 5008 renovado, cuja plataforma (base estrutural) é compartilhada com os já citados C4 Picasso e 3008, que também ganharam nova geração recentemente.

    5008 mantém a configuração de cabine para até 7 pessoas

    Considerando as dimensões externas, a novidade cresceu 16,5 cm no comprimento, totalizando 4,64 m, e 11 cm na largura, medindo 2,12 m. A altura de 1,64 m, por sua vez, não foi alterada. Como na geração anterior, o 5008 mantém a capacidade de levar até sete passageiros, enquanto a Peugeot informa que a segunda fileira de bancos ganhou 6 cm de espaço para os joelhos, ampliando o conforto na cabine.

    Por falar na cabine, o interior do novo 5008 segue o design adotado no 3008 e outros carros recentes da Peugeot, trazendo volante de diâmetro pequeno e base achatada e painel mais elevado - no caso, com mostradores totalmente digitais e configuráveis. A lista de equipamentos do SUV vai incluir itens como controlador de velocidade adaptativo, frenagem automática de emergência, luz alta automática e leitor de placas de trânsito.

    O modelo terá na Europa seis opções de motor (duas a gasolina e quatro a diesel), todas sobrealimentadas por turbo. Uma delas é a conhecida 1.6 turbo THP, que no Brasil equipa o 3008, o 308, o Citroën C4 Lounge e outros veículos do Grupo PSA - nas configurações a gasolina, rende 165 cv, mas a potência sobe a 173 cv com tecnologia flex.

    Atualmente não há estimativa de importação do 5008 para o mercado brasileiro.

    Publicado em 09/09/2016


    Copyright © 2014 - Autoestrada.com.br - todos os direitos reservados