Home > Notícias > Volvo quer quebrar recorde mundial de velocidade com caminhão de 2.400 cv
  • Notícias
  • Volvo quer quebrar recorde mundial de velocidade com caminhão de 2.400 cv
  • Protótipo The Iron Knight traz motor V6 de 13 litros a diesel com quatro turbos e intercooler a água, com torque de 612 kgfm
  • Por Alessandro Reis

    A Volvo desenvolveu um caminhão de corrida especiamente para tentar o recorde mundial de velocidade e o resultado desse desafio será divulgado na próxima quarta-feira, 24 de agosto, no site oficial da montadora no Youtube. A empresa, no entanto, não especificou qual será a distância a ser percorrida nessa tentativa de recorde.

    Resultado será divulgado dia 24 no canal da Volvo no Youtube

    Nesse mesmo canal, a montadora sueca apresentou um teaser do caminhão, batizado de The Iron Knight (O Cavaleiro de Ferro) e que traz uma versão modificada do motor D13 a diesel de 13 litros e seis cilindros, que recebeu quatro turbos, intercooler refrigerado a água e outros aprimoramentos para render cerca de 2.435 cv de potência e ainda mais impressionantes 611,8 kgfm de torque.

    Para gerenciar tanta força, o Iron Knight e suas 4,5 toneladas é equipado com transmissão I-Shift de dupla embreagem dos caminhões Volvo de produção seriada, porém com essa embreagem foi reforçada. Para se ter uma ideia, a versão de produção em série do D13 entrega 507 cv e 255,8 kgfm na sua configuração mais potente. A Volvo afirma que o caminhão de corrida foi contruído do zero, com exceção do motor e do câmbio.

    Publicado em 19/08/2016


    Copyright © 2014 - Autoestrada.com.br - todos os direitos reservados