Home > Notícias > Kit eleva potência do Ford Focus RS a 375 cv nos EUA
  • Notícias
  • Kit eleva potência do Ford Focus RS a 375 cv nos EUA
  • Versão de alto desempenho do hatch médio ganhou incremento de 25 cv e 4 kgfm por meio de pacote opcional
  • Por Alessandro Reis

    Versão topo de linha de alto desempenho do Ford Focus, o Focus RS recentemente começou a ser comercializado nos Estados Unidos com tração integral, câmbio manual de seis marchas e motor 2.3 de quatro cilindros Ecoboost biturbo, capaz de entregar 350 cv de potência e 48 kgfm de torque. Esses números faziam do modelo o Focus produzido em série mais potente da história, mas esse título já foi superado. A Ford começou a disponibilizar um kit de desempenho para inflar esses números já expressivos, que foram elevados a 375 cv e 52 kgfm no modo Overboost, que eleva o desempenho do hatch por até 12 segundos.

    Graças a esse incremento, o Focus RS baixou a aceleração de zero a 100 km/h em 0,2 segundo, cumprindo a distância em 4,5 segundos, enquanto a velocidade máxima permaneceu em 265 km/h. O ganho foi possível graças a modificações como novo filtro de ar, atualização da válvula de recirculação de ar e nova calibração da central eletrônica do propulsor, que no Mustang rende 310 cv.

    Focus RS 'padrão' custa a partir de US$ 35,9 mil nos EUA (cerca de R$ 114 mil)

    Concorrente natural de modelos como o Volkswagen Golf R e Subaru WRX, o novo Focus de alta performance é o primeiro RS com quatro modos diferentes de condução, incluindo um específico para fazer drift, para realizar derrapagens controladas. Cada modo altera as respostas da direção e do motor e a rigidez dos amortecedores, de acordo com o tipo de direção escolhida - do "Normal", mais voltado à economia de combustível, ao Track, focado em desempenho.

    Além da potência elevada, o hatch de alto desempenho traz modificações como o sistema eletrônico de gerenciamento de torque para aumentar a estabilidade, especialmente em curvas, distribuindo a força do motor para as rodas com maior aderência. A tração é integral, nas quatro rodas, com gerenciamento eletrônico.

    A Ford não informa se existem planos de trazer o Focus RS ao Brasil - nenhuma das gerações anteriores do hatch esportivo foi vendida oficialmente no país. Por aqui, as versões "convencionais" do Focus são comercializadas com carroceria hatch e sedã e preços sugeridos a partir de R$ 72.490. O modelo de porte médio pode ser equipado com motor 1.6 flex de 135 cv e câmbio manual de cinco marchas, conjunto disponível apenas nas configurações de dois volumes, ou 2.0 bicombustível com injeção direta e 178 cv, associado com transmissão automatizada de seis marchas e dupla embreagem.

    Publicado em 08/08/2016


    Copyright © 2014 - Autoestrada.com.br - todos os direitos reservados