Home > Notícias > Mercedes-Benz apresenta ônibus urbano autônomo que 'lê' semáforos
  • Notícias
  • Mercedes-Benz apresenta ônibus urbano autônomo que 'lê' semáforos
  • Future Bus percorreu cerca de 20 km em corredor de ônibus expresso na Holanda sem intervenção de um motorista
  • Por Alessandro Reis

    Muitas montadoras consideram o desenvolvimento de veículos autônomos um caminho sem volta e regularmente apresentam protótipos capazes de rodar sozinhos sem a intervenção do motorista. A tecnologia totalmente autônoma ainda está em fase de testes, embora gradualmente automóveis e utilitários produzidos em série tragam novos recursos semiautônomos, que ainda exigem a supervisão do motorista - um exemplo disso é o chamado piloto automático adaptativo, que não apenas mantém a velocidade constante, mas regula automaticamente a distância relativa ao veículo logo à frente.

    A mesma tendência vale para caminhões e ônibus, que também podem trazer recursos semelhantes. Prova disso é o ônibus que a Mercedes-Benz apresentou nesta semana na Holanda, chamado de Future Bus e que, de acordo com a fabricante, percorreu cerca de 20 km próximo a Amsterdã, a uma velocidade máxima de 70 km/h, sem um motorista ao volante.

    Ônibus utiliza wi-fi para monitorar status do sistema de sinalização, quando a tecnologia está disponível na via, para antecipar farol fechado

    O veículo de passageiros utiliza a tecnologia batizada de CityPilot, que utiliza uma série de sensores, radar, câmeras e localização GPS, tudo gerenciado por uma central eletrônica, para se movimentar de forma autônoma - ao motorista, cabe monitorar o veículo e intervir em caso de necessidade, após acionar o sistema por meio de um botão. O City Pilot usa recursos já presentes em utilitários da Mercedes-Benz e é otimizado para o trânsito urbano. A fabricante também desenvolve o Highway Pilot, focado no trânsito rodoviário.

    O veículo acelera, freia e gira o volante por conta própria, inclusive nas paradas para embarque e desembarque de passageiros e também diante de semáforos. O protótipo Future Bus traz, ainda, conexão Wi-Fi para "ler" o status dos semáforos e antecipar sua abertura ou fechamento, acelerando ou reduzindo a velocidade para pegar o sinal aberto sempre que possível, respeitando os limites de velocidade, é claro. Também é capaz de "ler" placas e outros sinais de trânsito, usando as câmeras especiais instaladas em pontos estratégicos da carroceria.

    A viagem inaugural do Future Bus aconteceu em um corredor de trânsito rápido exclusivo para ônibus, o chamado BRT, já implantado em algumas capitais brasileiras, como o Rio de Janeiro - onde circulam ônibus convencionais, com um motorista ao volante.

    A Mercedes-Benz estima que começará a fabricar em série utilitários e automóveis totalmente autônomos até o fim desta década.

    Publicado em 19/07/2016


    Copyright © 2014 - Autoestrada.com.br - todos os direitos reservados