Home > Notícias > Ford equipa F-150 com transmissão automática de 10 marchas
  • Notícias
  • Ford equipa F-150 com transmissão automática de 10 marchas
  • Segundo fabricante, picape será a primeira da categoria a trazer câmbio com tantas marchas. Motor V6 biturbo rende mais que 400 cv
  • Por Alessandro Reis

    À medida que a tecnologia avança, o câmbio dos carros vai ganhando mais marchas. Essa é uma forma de expolorar melhor a curva de torque do motor, em busca por mais desempenho, além de economizar combustível, ao reduzir as rotações em velocidades mais elevadas e constantes. No Brasil, modelos como o Jeep Renegade a diesel e o Range Rover Evoque contam com câmbio automático de nove marchas, quase o dobro do número habitual na maioria dos automóveis manuais.

    F-150 é um dos veículos mais vendidos dos EUA

    Pois a Ford anuncia a chegada de uma transmissão automática de dez velocidades para a F-150, um dos veículos mais vendidos dos Estados Unidos. De acordo com a fabricante, a picape será a primeira da categoria com tantas marchas. No caso da F-150, o novo câmbio está associado ao motor V6 3.5 EcoBoost biturbo de segunda geração, com muito torque para administrar: 62 kgfm, com potência acima de 400 cv. A geração anterior do mesmo propulsor rende 365 cv e 43 kgfm.

    O número da marcha selecionada aparece iluminado em uma escala no painel de instrumentos, disposta de forma vertical, de cima para baixo, ao estilo "contagem regressiva". Dotado de lubrificação otimizada para redução no atrito das engrenagens, o câmbio conta com três marchas do tipo overdrive, pois reduzem a relação do eixo traseiro, justamente para poupar combustível em velocidades mais altas.

    Publicado em 15/07/2016


    Copyright © 2014 - Autoestrada.com.br - todos os direitos reservados