Home > Notícias > Motor 1.0 TSI já corresponde quase à metade das vendas do VW Up
  • Notícias
  • Motor 1.0 TSI já corresponde quase à metade das vendas do VW Up
  • Equipado com turbo e injeção direta, propulsor rende 105 cv e traz tecnologia flex. Disponível a partir de R$ 47,9 mil
  • Por Alessandro Reis

    O downsizing, técnica de reduzir o tamanho dos motores, sem perder desempenho e trazendo mais economia de combustível, veio para ficar. Cada vez mais montadoras estão lançando propulsores compactos, geralmente sobrealimentados por turbo, que não fazem feio na hora de acelerar e bebem pouco.

    Prova disso é a chegada recente de modelos 1.0 turbinados ao mercado brasileiro, como Hyundai HB20, Ford Fiesta e Volkswagen Up TSI - os dois últimos também equipados com injeção direta, outra técnica para ampliar potência e torque com menos combustível.

    Montadoras como Ford e Hyundai também lançaram motor 1.0 turbinado no país

    No Brasil, onde motor 1.0 sobrealmentado por turbina já foi visto com certa desconfiança (no começo dos anos 2000, modelos como o Gol Turbo ficaram conhecidos pela manutenção cara e pouca confiabilidade), esse preconceito começa a mudar, graças à evolução tecnológica. O Up TSI, pioneiro no país a combinar propulsor de um litro e turbo, quando chegou, em julho de 2015, está crescendo na preferência do consumidor.

    De acordo com a Volkswagen, as versões TSI do hatch compacto já correspondem a cerca de 50% das vendas totais do modelo. Considerando as 20.298 unidades comercializadas no primeiro semestre de 2016, 8.785 (42,3%) trazem o motor turbo de um litro e três cilindros, que conta com tecnologia flex para render 105 cv de potência e 16,8 kgfm de torque a 1.500 rpm. São números até superiores aos entregues por propulsores aspirados de 1,6 litro, com a vantagem do consumo frugal: consumo médio combinado na faixa dos 16 km/l com gasolina.

    Fabricado em São Carlos (SP), o motor 1.0 turbinado está disponível para o Up a partir de R$ 47.890, valor referente à versão Move TSI, que traz de série controle eletrônico de tração, direção elétrica, travas, vidros e retrovisores elétricos, ar-condicionado, computador de bordo e ganchos Isofix para a fixação de cadeirinhas infantis. Essa motorização é oferecida sempre com carroceria de quatro portas e câmbio manual de cinco marchas.

    Publicado em 07/07/2016


    Copyright © 2014 - Autoestrada.com.br - todos os direitos reservados