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  • ZF começa a produzir câmbio de dupla embreagem com 8 marchas
  • Transmissão teve colaboração da Porsche no seu desenvolvimento e será usada em modelos convencionais e híbridos, com tração 4x2 ou integral
  • Por Alessandro Reis

    De tempos em tempos, o número de marchas do câmbio de novos automóveis é ampliado. Um exemplo disso é a transmissão automática de nove marcha que equipa as versões a diesel do Jeep Renegade - e que também está presente em outros modelos da marca, como Cherokee e Grand Cherokee, sem contar o Range Rover Evoque, primeiro veículo do mundo a trazer essa caixa, em 2014.

    Uma das maiores fabricantes de transmissões do planeta, a alemã ZF anunciou o início da produção de outro câmbio, com oito marchas, que traz configuração de dupla embreagem, para trocas mais rápidas na comparação com um automático convencional, dotado de conversor de torque.

    ZF também fabrica câmbio automático de 9 marchas com conversor de torque

    De acordo com comunicado da companhia, essa transmissão traz um kit modular para veículos com propulsão híbrida e também atende automóveis convencionais a combustão. Além disso, pode ser instalada em carros com tração 4x2 ou integral. Essa solução focada nos híbridos foi desenvolvida em parceria com a Porsche e estará em breve em novos modelos da montadora. A ZF acrescenta, dizendo que a novidade tem foco em automóveis com perfil mais esportivo.

    O maior número de marchas possibilita explorar de forma mais eficiente a curva de torque do motor, trazendo ganhos especialmente relativos ao consumo de combustível, mesmo em automóveis de maior desempenho. O sistema de dupla embreagem, por sua vez, funciona como se houvesse duas caixas de câmbio funcionando de forma conjunta, cada uma com seu conjunto de embreagem. Enquanto uma marcha é acionada, a seguinte já está previamente engatada, o que reduz consideravelmente o tempo nas trocas.

    A ZF informa, ainda, que a nova transmissão demandou investimento de mais de 100 milhões de euros (cerca de R$ 381 milhões na conversão direta) na fábrica de Brandemburgo, na Alemanha.

    Publicado em 23/06/2016


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