Home > Notícias > Koenigsegg anuncia planos para motor 1.6 com mais de 400 cv
  • Notícias
  • Koenigsegg anuncia planos para motor 1.6 com mais de 400 cv
  • Propulsor terá sobrealimentação e tecnologia que dispensa o eixo de comando de válvulas, substituído por atuadores pneumáticos
  • Por Alessandro Reis

    Em tempos de downsizing, técnica que significa reduzir o tamanhos dos motores, mantendo ou ampliando o desempenho e diminuindo as emissões de poluentes, já existem carros de quatro cilindros que andam tanto ou mais que modelos V6 ou V8. A Mercedes-Benz, por exemplo, produz o hatch esportivo A45 AMG, equipado com propulsor 2.0 turbo de 360 cv de potência e 45,9 kgfm de torque.

    O novo X90 da Volvo também segue essa tendência, trazendo sobre o capô exclusivamente motores de dois litros sobrealimentados, com potência de até 324 cv, dependendo da versão. A sueca Koenigsegg, por sua vez, promete elevar o nível de eficiência a outro patamar: anunciou planos de lançar um propulsor tetracilíndrico de apenas 1,6 litro capaz de render mais de 400 cv, mais que muitos blocos de oito cilindros.

    Marca sueca firmou parceria com chineses para desenvolver tecnologia

    De acordo com o site CarBuzz, para entregar tanta potência o novo motor vai usar, além de técnicas conhecidas de sobrealimentação, como turbo e/ou compressor mecânico, uma tecnologia proprietária da Koenigsegg, especializada em produzir artesanalmente esportivos de alta performance: em vez de usar o tradicional eixo de comando de válvulas, que coordena sua abertura e fechamento mecanicamente, um sistema dotado de atuadores pneumáticos e elétricos faz essa tarefa.

    A grande vantagem é que, dessa forma, o acionamento das válvulas em diferentes faixas de rotação pode ter variação ilimitada, adptando-se ao modo de uso do motor. Também permite reduzir o diâmetro e aumentar o curso dos pistões, melhorando a eficiência energética. Com isso, a montadora afirma que o ganho de desempenho pode chegar a 30%. Essa tecnologia, inclusive, permite reduzir o tamanho e o peso do propulsor, além de agregar funções como o desligamento de cilindros para poupar combustível.

    Recentemente, a Koenigsegg anunciou parceria com a marcha chinesa Qoros, pertencente à Chery, para desenvolvimento e fabricação em larga escala de motores sem eixo de comando de válvulas.

    Publicado em 19/05/2016


    Copyright © 2014 - Autoestrada.com.br - todos os direitos reservados