Home > Notícias > Nissan apresenta programação automobilística para 2014
  • Notícias
  • Nissan apresenta programação automobilística para 2014
  • A Nismo, divisão de esportes motorizados da montadora japonesa, estabelece metas esportivas para o ano
  • Por Ricardo Panessa

    A Nissan Motor Co., Ltd. e sua divisão de esportes motorizados Nismo (Nissan Motorsports International Co.) divulgaram suas intenções para as pistas em todo o mundo em 2014. Entre os destaques estão a participação do Nissan Zeod RC, veículo elétrico mais rápido do mundo, na tradicional prova de 24 horas de Le Mans, na França.

    Também serão preparados pela Nismo o modelo GT-R que irão disputar o novo campeonato GT Super 500, além de apoiar oficialmente, no mundo inteiro, equipes patrocinadas por clientes da marca.

    Le Mans 24 Horas / Nissan Zeod RC - O carro de corrida movido a motor elétrico mais rápido do mundo, o Nissan Zeod RC, participará da edição 2014 das 24 horas de Le Mans na categoria "Garagem 56". Será o primeiro carro do mundo a completar uma volta inteira no famoso e tradicional circuito francês de Le Mans com propulsão a energia elétrica.

    A cada turno da prova, o Zeod RC irá completar uma volta apenas movido pelo motor elétrico, passando depois para o novíssimo motor 1,5 litro turbo de três cilindros e 400 cavalos de potência.

    Super GT - Classe GT500 - Com o alinhamento dos regulamentos técnicos (menos motores) com os da categoria alemã de touring DTM, a Nissan participará dessa categoria com chassi e motor recém-desenvolvidos pela Nismo. O veículo-base utilizará o design característico do Nissan GT-R.

    As principais áreas de desenvolvimento serão o chassi (padronização da área frontal do carro com o GT-R NISMO, refrigeração e aquecimento e eficiência de frenagem) e detalhes específicos, como um pedal com posição ajustável para o piloto.

    Quatro GT-R Nismo GT500s estarão nas pistas nas quais serão disputadas as provas da classe GT500.

    Programas de clientes - A Nissan e a Nismo vão continuar apoiando as equipes de seus clientes nesta temporada fornecendo carros e motores, além de manter o suporte técnico. Um dos aperfeiçoamentos nesse programa foi a melhora da confiabilidade e velocidade de trabalho nos pits, além da segurança e do aumento da vida útil do motor do carro, o que reduzirá os custos das equipes que participam da Super GT na categoria GT 300, Blancpain Endurance, Super Taikyu e 24 horas de Nurburgring.

    A Nismo também continuará a fornecer motores VK45DE e suporte técnico para equipes que participam da classe LMP2 em Le Mans e no Campeonato Mundial de Endurance (WEC), da FIA.

    Piloto Nismo – A Nissan e a Nismo continuarão com o programa global "Nismo Global Driver Exchange", iniciado no ano passado. O objetivo do programa é dar a pilotos e atletas Nismo de todo o mundo a chance de ganhar experiência internacional para aprimorar as habilidades e manter as portas abertas para suas futuras carreiras.

    Este ano, o programa dá um passo grande com trocas de categorias para dois pilotos Nismo. O primeiro vencedor do "Nissan GT Academy", Lucas Ordóñez, disputará a categoria GT300 do Super GT, enquanto Katsumasa Chiyo disputará a temporada inteira da Blancpain. Além disso, os atletas Nismo selecionados participarão do novo Tudor United SportsCar, nos Estados Unidos.

    Publicado em 17/02/2014


    Copyright © 2014 - Autoestrada.com.br - todos os direitos reservados