Home > Notícias > Justiça abre processo contra a Volks por fraude em testes de emissões
  • Notícias
  • Justiça abre processo contra a Volks por fraude em testes de emissões
  • Montadora tem dez dias para prestar esclarecimentos sobre software ilegal instalado em cerca de 17 mil unidades da Amarok
  • Por Alessandro Reis

    Por meio do DPDC (Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor), o Ministério da Justiça abriu processo administrativo contra a Volkswagen do Brasil, que pode ter de pagar uma multa de R$ 8,5 milhões. O processo é motivado pela instalação de um software que frauda testes de emissões de poluentes em motores a diesel - no caso do Brasil, a iregularidade afetou cerca de 17 mil unidades da picape Amarok, que deverão passar por um recall em 2016 para corrigir o problema.

    Ao todo, fraude afetou cerca de 11 milhões de veículos em diferentes mercados

    Estima-se que a fraude afetou ao todo aproximadamente 11 milhões de veículos em diferentes mercados, não só da Volks, mas de outras marcas do conglomerado automotivo, como a Audi. A Volkswagen já foi multada pelo Ibama e pelo Procon em valores que, somados, chegam a R$ 58,3 milhões.

    O processo administrativo aberto pelo DPDC pede à montadora esclarecimentos e detalhes sobre a realização do recall. A VW, que ainda não se pronunciou sobre a notificação, tem dez dias para responder às solicitações.

    Publicado em 16/03/2016


    Copyright © 2014 - Autoestrada.com.br - todos os direitos reservados