Home > Notícias > Empregados da VW votam contra sindicato nos EUA
  • Notícias
  • Empregados da VW votam contra sindicato nos EUA
  • Maioria dos funcionários da fábrica americana da Volkswagen não quer ser representada pela United Auto Workers
  • Por Jorge Meditsch

    Os empregados da fábrica da Volkswagen em Chattanooga, nos Estados Unidos, rejeitaram ser representados pela United Auto Workers (UAW), entidade sindical que reúne trabalhadores da área automotiva no país.

    Numa votação realizada na última sexta-feira (14/2), a proposta de associação ao poderoso sindicato foi rejeitada por 712 votos a 626.

    A tese contrária à associação foi apoiada por grupos externos à fábrica, inclusive por membros do governo do estado do Tennessee, controlado pelo Partido Republicano, que fizeram ameaças veladas de retirar incentivos prometidos à Volkswagen se o resultado fosse favorável à UAW.

    A UAW, que representa a maioria dos trabalhadores das fábricas das marcas americanas tradicionais, GM, Ford e Chrysler, vem encontrando dificuldades para tentar se impor junto aos empregados das marcas estrangeiras que têm fábricas nos Estados Unidos.

    Muitos analistas esperavam uma vitória do sindicato em Chatanooga, pois durante a campanha, a Volkswagen não se posicionou contra a UAW, contrariando inclusive segmentos conservadores do estado.

    A fábrica de Chatanooga produz a versão americana do sedã Passat.

    Publicado em 16/02/2014


    Copyright © 2014 - Autoestrada.com.br - todos os direitos reservados