Home > Notícias > Carros da Fórmula 1 vão ter cockpit coberto a partir de 2017
  • Notícias
  • Carros da Fórmula 1 vão ter cockpit coberto a partir de 2017
  • Pilotos vão ter mais proteção para a cabeça a partir do ano que vem. Solução deve ser cobertura parcial do capacete
  • Por Alessandro Reis

    A FIA (Federação Internacional de Automobilismo) anunciou hoje que, a partir de 2017, os carros da Fórmula 1 vão ser equipados com um sistema de reforço à proteção à cabeça dos pilotos, antiga reivindicação dos esportistas da categoria - sobretudo após a recente morte do francês Jules Bianchi em julho do ano passado, nove meses após bater sua Marussia no Grande Prêmio do Japão.

    A forma como essa proteção vai acontecer ainda não foi definida, mas o sistema Halo é uma das soluções mais cotadas. Apresentado pela Mercedes-Benz, o equipamento consiste em um arco posicionado sobre o capacete, projetado das laterais até a extremidade do cockpit, onde fica apoiado sobre uma barra em frente ao volante.

    Em 2017, principal categoria do automobilismo terá carros mais rápidos

    Essa estrutura, que não prevê a instalação de para-brisa e é parcialmente aberta, seria facilmente removível para a rápida saída do piloto em caso de acidente. Outras alternativas serão avaliadas pela principal entidade mundial do esporte a motor.

    Além disso, a FIA vai promover no ano que vem alterações no regulamento com o objetivo de tornar os monopostos mais rápidos. As mudanças serão essencialmente aerodinâmicas, trazendo asa traseira mais baixa e larga e pneus igualmente mais largos, de forma a aumentar a aderência e a velocidade dos carros, que, em contrapartida, ficarão mais pesados: o peso mínimo subirá de 702 kg para 722 kg.

    Publicado em 24/02/2016


    Copyright © 2014 - Autoestrada.com.br - todos os direitos reservados