A Fiat apresentou à imprensa automotiva a Toro, picape de porte intermediário com quatro portas, capacidade de carga de até uma tonelada, dependendo da versão, e mesma base mecânica do Jeep Renegade. O modelo utilitário começa a ser vendido neste mês com preços sugeridos de R$ 76,5 mil a R$ 116,5 mil.
Fabricada em Goiana (PE), assim como o Renegade, a Toro também compartilha parte da plataforma com o SUV compacto. Portanto, traz chassi do tipo monobloco, integrado à carroceria, e suspensões independentes tanto no eixo dianteiro quanto no traseiro.
São duas versões de acabamento (Freedom, de entrada, e Volcano, topo de linha) e duas opções de motor: 1.8 flex de 139 cv de potência (7 cv a mais que o Renegade) e os mesmos 19,1 kgfm de torque, sempre associado à transmissão automática de seis marchas; e 2.0 turbodiesel de 170 cv e 35,7 kgfm, que pode estar acoplado ao câmbio manual de seis velocidades ou ao automático de nove marchas.
Da mesma forma que o Renagade, as configurações flex vão trazer sempre tração dianteira, enquanto as diesel terão a opção de tração 4x4, equipada com seletor para diferentes tipos de terreno e marcha reduzida. A capacidade de carga de uma tonelada, no mesmo nível da oferecida por picapes maiores, é restrita ao motor turbodiesel, enquanto a Toro bicombustível leva até 650 kg, número semelhante ao oferecido pela compacta Fiat Strada.
Um diferencial da Toro é a tampa da caçamba bipartida, que facilita as operações de carga e descarga. A nova picape mede4,91 metros de comprimento, 1,84 m de largura, 1,74 m de altura e 2,98 m de distância entre-eixos, contra, respectivamente, 5,35 m,1,88 m, 1,82 m e 3,10 da Chevrolet S10. Para se ter uma ideia, a Strada mede 4,44 m, 1,66 m, 1,58 m e 2,72 m.
Por R$ 76,5 mil, a versão de entrada Freedom 1.8 automática traz de série controles de tração e estabilidade, ar-condicionado, banco do motorista com regulagem de altura, travas e vidros elétricos, abertura das portas a distância, ar-condicionado, ganchos Isofix, sensores de estacionamento traseiros, sistema de som com USB, Bluetooth e comandos no volante, rodas de aço de 16 polegadas e volante com ajuste de altura e profundidade.
Para o lançamento, da Fiat lançou a edição especial Opening Edition, limitada a mil unidades e com preço sugerido de R$ 84,4 mil. Traz os mesmos itens e mecânica da configuração "básica", acrescentando câmera de ré, rodas de liga leve de 16 polegadas, barras de teto, capota marítima, central multimídia com tela sensível ao toque de cinco polegadas e protetores plásticos nas laterais.
Por R$ 93,9 mil, a Toro Freedom troca o motor flex pelo 2.0 diesel, associado à transmissão manual e com tração dianteira. Também conta com rodas de liga leve aro 16. Por R$ 101,9 mil, a mesma configuração agrega tração nas quatro rodas, vidros verdes e caçamba iluminada.
A versão Volcano também é turbodiesel e 4x4, mas conta com câmbio automático de nove velocidades. Além disso, acrescenta itens como central multimídia com GPS, ar-condicionado digital de duas zonas, tela colorida de sete polegadas no centro do painel, rodas de liga leve de 17 polegadas e pneus de uso misto e retrovisores com ajuste e rebatimento elétrico, dentre outros itens.
Publicado em 16/02/2016